Quando é concedida a guarda compartilhada?
Índice
- Quando é concedida a guarda compartilhada?
- Quais são os objetivos da guarda compartilhada?
- Qual o objetivo da guarda compartilhada de Junho de 2008?
- Qual a finalidade da guarda compartilhada?
- Qual a hipótese de impossibilidade de aplicação da guarda compartilhada?
- Quais são as facilidades para a guarda?
- Como a guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças na sociedade?

Quando é concedida a guarda compartilhada?
A guarda compartilhada é uma modalidade de custódia conjunta dos pais sobre os filhos. Ela é uma regra que pode ser determinada pelo magistrado sempre que os pais tiverem uma convivência harmônica e desejarem dividir as responsabilidades e as tomadas de decisão sobre a vida da criança.
Quais são os objetivos da guarda compartilhada?
O objetivo da guarda compartilhada é além de preservar o vínculo afetivo entre pais e filhos como entre os familiares, com o intuito de trazer a responsabilidade conjunta e o exercício dos direitos e deveres que os genitores têm em relação a criança.
Qual o objetivo da guarda compartilhada de Junho de 2008?
O objetivo da guarda compartilhada é a continuidade da autoridade parental, após a ruptura da sociedade conjugal, incentivando o vínculo entre pais e filhos. ... A regulamentação da guarda compartilhada encontra amparo no Código de Processo Civil nos artigos 11 e no artigo 40 da lei de Divórcio.
Qual a finalidade da guarda compartilhada?
- Bem por isso, “A finalidade é consagrar o direito da criança e de seus dois genitores, colocando um freio na irresponsabilidade provocada pela guarda individual (Maria Berenice Dias). Isso porque, na guarda compartilhada, “o filho não é de um nem de outro, é de ambos”. (Rodrigo da Cunha Pereira).
Qual a hipótese de impossibilidade de aplicação da guarda compartilhada?
- Outras hipóteses de impossibilidade de aplicação da guarda compartilhada são o reconhecimento do quadro grave da alienação parental e de alguma situação excepcional alertada pela equipe multidisciplinar atuante nas Varas de Família. A existência de medida protetiva impede a aplicação da guarda compartilhada?
Quais são as facilidades para a guarda?
- No entanto, devido à distância geográfica, deve-se realizar um estudo da possibilidade no caso concreto, levando-se em consideração existência de facilidades tecnológicas, como o telefone, WhatsApp, Skype, e-mails, dentre outros. A decisão da criança e do adolescente é fundamental para a atribuição da guarda?
Como a guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças na sociedade?
- A guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças ocorridas na sociedade nos últimos tempos, em que se dá lugar a diversas formas de família, ficando para trás a sociedade patriarcal, o que é muito positivo.