Quais doenças não pode doar sangue?
Índice
- Quais doenças não pode doar sangue?
- Quem teve carcinoma papilífero pode doar sangue?
- Quem não pode doar?
- Quem tem algum tipo de alergia pode doar sangue?
- Quais são os requisitos para doar sangue?
- Quem já teve câncer de tireoide pode doar sangue?
- Por que alguém que já teve câncer não pode doar sangue?
- Quem pode fazer doação de sangue?
- Quem tem pressão alta pode fazer doação de sangue?
- Quais doenças impedem a doação de sangue?
- Qual a proporção da doação de sangue?
- Por que o sangue doado não é cobrado?
- Como impedir temporariamente a doação de sangue?

Quais doenças não pode doar sangue?
12. você nunca poderá ser doador de sangue se:
- » tem ou teve um teste positivo para hiv.
- » teve hepatite após os 10 anos de idade.
- » já teve malária.
- » tem doença de chagas.
- » recebeu enxerto de duramater.
- » teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia.
- » tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado.
Quem teve carcinoma papilífero pode doar sangue?
Infelizmente, quem já passou pelo câncer, inclusive leucemia, estará impossibilitado de doar sangue, salvo a algumas exceções bem raras, que dependerão de cada caso. Por exemplo, alguns tipos de carcinomas que já tenham sido curados podem estar excluídos da regra.
Quem não pode doar?
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.
Quem tem algum tipo de alergia pode doar sangue?
Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Quais são os requisitos para doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário).
Quem já teve câncer de tireoide pode doar sangue?
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde determinaram que neoplasias malignas são impeditivos definitivos para a doação. Ou seja, com exceção de dois tipos de tumores, pacientes oncológicos não podem ser doadores.
Por que alguém que já teve câncer não pode doar sangue?
Quem está com câncer não pode doar sangue sob hipótese alguma. E isso se explica com o fato de que a transfusão poderia levar as células cancerosas adiante, contaminando outra pessoa, mesmo que o paciente já esteja curado.
Quem pode fazer doação de sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário).
Quem tem pressão alta pode fazer doação de sangue?
Os hipertensos poderão doar sangue se estiverem em uso de medicamento que não contraindique por si só a doação. Será necessário que o candidato à doação apresente relatório do seu médico assistente, comprovando o controle clínico adequado.
Quais doenças impedem a doação de sangue?
- Algumas doenças como Hepatite B e C, Aids e Sífilis impedem permanentemente a doação de sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, havendo a possível infecção da pessoa que o recebe.
Qual a proporção da doação de sangue?
- A doação de sangue é um ato voluntário de generosidade ainda pouco difundido na população. Estima-se que apenas 1 a cada 30 pessoas seja doadora, uma proporção muito pequena, ainda mais quando se sabe que 1 a cada 3 indivíduos, eventualmente, necessitará de uma transfusão de algum componente do sangue ao longo de sua vida.
Por que o sangue doado não é cobrado?
- Não, o sangue doado não é cobrado. No entanto, existe um custo para que o sangue obtido do doador esteja em condições de uso no paciente.
Como impedir temporariamente a doação de sangue?
- Outro fator que pode impedir temporariamente a doação de sangue são as viagens para fora do país, cujo o tempo que não se pode fazer a doação depende das doenças mais comuns naquela região. Por isso, se fez alguma viagem nos últimos 3 anos, converse com o seu médico ou enfermeiro para saber se pode ou não doar sangue.