O que integra a remuneração do empregado?
Índice
- O que integra a remuneração do empregado?
- Quais foram os principais reflexos da reforma trabalhista sobre a remuneração e salário do trabalhador?
- O que não integra o salário do empregado?
- Como funciona a remuneração por produtividade?
- Quais os tipos de remuneração que as empresas estão utilizando?
- O que é salário produtividade?
- Qual a vantagem da remuneração por produtividade?
- Como integrar o salário na Reforma Trabalhista?
- Como definiu a Reforma Trabalhista?
- Quais as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista?
- Qual a forma de remuneração do trabalhador?

O que integra a remuneração do empregado?
Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem etc.
Quais foram os principais reflexos da reforma trabalhista sobre a remuneração e salário do trabalhador?
A reforma trabalhista trouxe novidades no salário dos trabalhadores, permitindo uma maior liberdade de negociação entre empregado e empregador. O pagamento comissionado é uma modalidade bastante popular de remuneração por produtividade, causando muitas dúvidas nas partes envolvidas.
O que não integra o salário do empregado?
O seu § 2º atualmente dispõe que: “As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência ...
Como funciona a remuneração por produtividade?
No ganho por produtividade, acordos poderão derrubar a proibição de um pagamento abaixo do salário mínimo ou o piso; benefícios não integram mais a remuneração. O trabalhador que ganha comissão por produtividade poderá receber somente pelo que produz, contanto que isso seja negociado entre patrão e sindicato.
Quais os tipos de remuneração que as empresas estão utilizando?
Tipos de remuneração: Conheça 7 deles
- salário indireto;
- remuneração funcional;
- remuneração por habilidades;
- remuneração por competência;
- comissões;
- participação nos lucros ou resultados;
- participação acionária;
O que é salário produtividade?
Trata-se de ação trabalhista na qual consta que o trabalhador recebeu uma parcela chamada de "Premiação Produtividade" em todos os meses de trabalho, em valores variáveis e geralmente superiores a seu salário-base. De acordo com a empresa, tais valores eram referentes a parcelas pagas pelo atingimento de metas.
Qual a vantagem da remuneração por produtividade?
As vantagens de aplicar esse método em uma organização são numerosas: Esse tipo de remuneração ajuda a aumentar a motivação dos funcionários, bem como sua produtividade. Para ver seu aumento salarial, você tentará obter os melhores resultados. Esse sistema incentiva a atração de talentos.
Como integrar o salário na Reforma Trabalhista?
- A Reforma Trabalhista, configurada na Lei 13.467/17, determina que “integram o salário apenas a importância fixa, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador, excluindo-se as diárias, os prêmios e abonos como parcela salarial”. A Lei 13.467 diz também que a remuneração por produtividade pode ser menor que o salário.
Como definiu a Reforma Trabalhista?
- Nesse sentido, a jurisprudência definiu, antes da Reforma Trabalhista, como gratificação ajustada os valores contratualmente acordados e aqueles pagos habitualmente, tais como bônus anuais previamente acordados e pagos de forma recorrente.
Quais as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista?
- Dentre as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista, a nova redação do artigo 457, da Consolidação das Leis do Trabalho (“CLT”), referente à remuneração, é um ponto ainda a ser explorado e que tende a ser pacificado com o posicionamento da jurisprudência.
Qual a forma de remuneração do trabalhador?
- - Abonos habituais Salário in Natura – fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.) → Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse Formas de Remuneração do Trabalhador, no Guia Trabalhista On Line.