Como funciona o Sistema Financeiro Nacional brasileiro?
Índice
- Como funciona o Sistema Financeiro Nacional brasileiro?
- Como funciona o Sistema Financeiro Nacional destacando seus órgãos e objetivo?
- Como funciona o Sistema Financeiro Nacional?
- Quais são as regras gerais do sistema financeiro?
- Quais são as entidades normativas do Sistema Financeiro Nacional?
- Quem é a supervisora do nosso sistema financeiro?

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional brasileiro?
No Brasil, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está basicamente disciplinado pela Lei nº 4.595/1964. O órgão máximo desse sistema é o Conselho Monetário Nacional (CMN). De modo geral, o SFN é composto pelos seguintes segmentos: moeda, crédito, capitais, câmbio, seguros privados e previdência fechada.
Como funciona o Sistema Financeiro Nacional destacando seus órgãos e objetivo?
O SFN possui como principal função realizar a ligação entre agentes deficitários da economia, que precisam de recursos emprestados, e os agentes superavitários, que dispõe de recursos para emprestar. O sistema financeiro é dividido entre dois principais tipos de instituições: as normativas e as operadoras.
Como funciona o Sistema Financeiro Nacional?
- O Sistema Financeiro Nacional – SFN - pode ser subdivido em entidades normativas, supervisoras e operacionais. As entidades normativas são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem função executiva.
Quais são as regras gerais do sistema financeiro?
- Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do sistema. As entidades supervisoras trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos.
Quais são as entidades normativas do Sistema Financeiro Nacional?
- Para melhor estudarmos o que cada um deles realiza, vamos dividi-los em três partes: Entidades normativas, entidades de supervisionamento e entidades operadoras. Como o próprio nome já diz, as entidades normativas são as que criam normas, leis e regulamentos para o funcionamento de todo o Sistema Financeiro Nacional.
Quem é a supervisora do nosso sistema financeiro?
- O Banco Central do Brasil – BCB, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC são as entidades supervisoras do nosso Sistema Financeiro.