O que há na base superior do bico das aves?
O que há na base superior do bico das aves?
A camada queratinosa que recobre o bico superior é conhecida como rinoteca e a que recobre o bico inferior como gnatoteca. É na rinoteca que se encontra o par de narinas.
Qual o fator adaptativo do bico?
- A dieta alimentar como fator adaptativo do bico, portanto, pode ser abordada por seu aspecto relacionado a fatores bióticos, que corresponde ao tipo de alimento consumido pelas aves, mas também por fatores abióticos e pela sazonalidade, como será abordado adiante.
Qual a altura máxima de um bico de 0,6 mm?
- Se você estiver usando um bico de 0.4 mm, a altura máxima da camada deve ser de 0,32 mm. No entanto, com um bico de 0,6 mm, é possível alcançar uma altura de camada de 0,48 mm. Além dessas limitações, os dois parâmetros são independentes uns dos outros.
Como os bicos são constituídos?
- Os bicos são constituídos pelos ossos das maxilas superior e inferior e pela bainha córnea que os recobre, conhecida como ranfoteca . O maxilar é formado principalmente pelo ossos pré-maxilar e nasal, sendo a maxila normalmente pequena.
Qual é o bico inferior das aves?
- O bico inferior é composto por dois ramos mandibulares que se fundem na linha média da porção rostral das aves, denominada região sinfisiária. A primeira ligação entre a mandíbula e o crânio se dá por intermédio do osso quadrado.















