O que é urticária crónica espontânea?
Índice
- O que é urticária crónica espontânea?
- Qual o tratamento para UCE?
- Quais os sintomas da urticária crônica?
- O que causa a UCE?
- Qual o melhor remédio para urticária crônica?
- Qual a causa da urticária crônica?
- Qual a causa da urticária crônica?
- Como é o tratamento da urticária espontânea?
- Como é a urticária crônica idiopática?
- Posso dividir a urticária em duas formas?
O que é urticária crónica espontânea?
Antigamente conhecida como urticária crônica idiopática, a UCE (Urticária Crônica Espontânea) é uma doença caracterizada pela ocorrência diária ou quase diária de urticas e/ou angioedema por um período maior do que 6 semanas, sem que estes sejam causados por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro ...
Qual o tratamento para UCE?
Para atingir o controle completo dos sinais e sintomas da UCE, a diretriz global determina que todos os pacientes com UCE devam iniciar o tratamento com anti-histamínicos de 2ª geração na dose aprovada em bula. Este passo é chamado de 1ª linha de tratamento1, como explica a Dra.
Quais os sintomas da urticária crônica?
Além disso, alguns sinais recorrentes da urticária crônica espontânea são:
- manchas avermelhadas e elevadas;
- inchaço nos lábios, pálpebras e línguas;
- inchaço nas extremidades e genitais;
- aumento da temperatura do corpo.
O que causa a UCE?
As causas conhecidas estão relacionadas a autoimunidade, situação em que o sistema imunológico do paciente ataca sua própria pele. A UCE não é causada por estresse ou sobrecarga emocional, embora estes fatores possam exacerbar os sintomas.
Qual o melhor remédio para urticária crônica?
Geralmente, os anti-histamínicos mais usados, por possuírem menos efeitos colaterais, nomeadamente sedação, são os seguintes:
- Loratadina (Claritin, Loratamed);
- Desloratadina (Desalex, Esalerg, Sigmaliv);
- Fexofenadina (Allegra, Altiva);
- Cetirizina (Reactine, Zyrtec);
- Levocetirizina (Zyxem, Vocety).
Qual a causa da urticária crônica?
De acordo com a causa, a urticária é classificada em: Urticária induzida: quando um fator é identificado, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão). Urticária espontânea: quando a doença ocorre sem uma causa identificada, também chamada de urticária idiopática.
Qual a causa da urticária crônica?
- A urticária crônica afeta cerca de 1% da população mundial, sendo que a maior parte dos casos (66,6%) registrados são do tipo espontânea. As causas conhecidas estão relacionadas a autoimunidade, situação em que o sistema imunológico do paciente ataca sua própria pele.
Como é o tratamento da urticária espontânea?
- O tratamento da urticária crônica espontânea tem como objetivo o controle completo dos sintomas, permitindo que o paciente possa viver com qualidade e retomar suas atividades diárias sem prejuízos ou limitações. Embora haja um algoritmo simples para diagnóstico da UCE, os pacientes levam até 5 anos para chegarem a um diagnóstico correto.
Como é a urticária crônica idiopática?
- Antigamente conhecida como urticária crônica idiopática, a UCE (Urticária Crônica Espontânea) é uma doença caracterizada pela ocorrência diária ou quase diária de urticas e/ou angioedema por um período maior do que 6 semanas, sem que estes sejam causados por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro fator externo.
Posso dividir a urticária em duas formas?
- Convencionalmente, a urticária pode ser dividida, quanto à sua duraçao, em duas formas: aguda e crônica. Esta divisao é arbitrária, porém de valor prático. A forma crônica é altamente complexa quando as manifestaçoes clínicas, as causas e os tratamentos sao considerados. Representa um desafio para o médico e para o paciente.















