adplus-dvertising

Quando a guarda compartilhada pode ser negada?

Índice

Quando a guarda compartilhada pode ser negada?

Quando a guarda compartilhada pode ser negada?

STJ: Guarda compartilhada só deve ser negada se provada inaptidão de um dos pais.

É possível obrigar a guarda compartilhada?

BRASÍLIA - O Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira, projeto que altera o Código Civil e institui a guarda compartilhada mesmo em caso de disputa ou desacordo entre os pais divorciados.

Quando não houver acordo entre os genitores quanto à guarda do filho Encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar a lei determina que será aplicada a guarda compartilhada?

Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor.

Como fica a regulamentação de visitas com a guarda compartilhada?

O pai ou a mãe, que não estejam com a guarda dos filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge ou companheiro, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação. ... A visitação, portanto, não é somente um direito assegurado ao pai ou à mãe.

Qual é a guarda compartilhada?

  • A guarda por aninhamento ou nidação é aquela em que os pais se retiram de casa e retornam em períodos pré-fixados para que a criança não tenha alteração na sua rotina, sempre supervisionados. De todos, a guarda compartilhada é a que melhor atende os interesse da criança e, por isso, passou a ser a regra geral.

Qual a diferença entre guarda compartilhada e unilateral?

  • A Lei nº 13.058/2014 prevê duas espécies de guarda: a compartilhada e unilateral. Entenda a diferença entre elas: 1 – Guarda Unilateral: quando só um dos pais fica com a guarda (ou alguém que substitua os pais). Nesse caso, o genitor que não tem a guarda tem todo o direito de pedir informações sobre o filho (a) ao outro.

Como a guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças na sociedade?

  • A guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças ocorridas na sociedade nos últimos tempos, em que se dá lugar a diversas formas de família, ficando para trás a sociedade patriarcal, o que é muito positivo.

Qual a hipótese de impossibilidade de aplicação da guarda compartilhada?

  • Outras hipóteses de impossibilidade de aplicação da guarda compartilhada são o reconhecimento do quadro grave da alienação parental e de alguma situação excepcional alertada pela equipe multidisciplinar atuante nas Varas de Família. A existência de medida protetiva impede a aplicação da guarda compartilhada?

Postagens relacionadas: