adplus-dvertising

O que é produzido no interior dos ossos?

Índice

O que é produzido no interior dos ossos?

O que é produzido no interior dos ossos?

No interior de ossos como crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa, por exemplo, é encontrada a medula óssea vermelha, um tecido macio que reveste as cavidades onde são produzidas hemácias, leucócitos e plaquetas, as células do sangue.

O que há no interior dos ossos longos?

A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior da cavidade dos ossos esponjosos e no canal medular da diáfise (parte cilíndrica do osso) dos ossos longos. A medula óssea é conhecida também como tutano.

Como posso definir um osso longo?

Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior.

Qual o tipo de osso que se forma?

  • Também chamado de não-lamelar ou imaturo. Apresenta disposição irregular das fibras de colágeno, não forma-se lamelas. Possui menos minerais e maior quantidade de osteócitos, comparado com o tecido ósseo secundário. É o primeiro tipo de osso que se forma, ainda durante o desenvolvimento embrionário.

Como os ossos funcionam no corpo humano?

  • Os ossos funcionam como base estrutural para o corpo, sustentando os tecidos moles e fornecendo pontos de fixação para os tendões da maioria dos músculos esqueléticos. A forma do corpo está diretamente relacionada com o esqueleto, sem os ossos o corpo humano seria como o corpo de uma larva.

Qual é a superfície externa dos ossos?

  • A superfície externa dos ossos é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo, o periósteo. O tecido ósseo é altamente vascularizado. No periósteo existem vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos através de pequenos orifícios.

Quais são os ossos do adulto?

  • No adulto apenas alguns ossos continuam exercendo essa função: as costelas, o corpo das vértebras, as partes esponjosas de alguns ossos curtos e das extremidades dos ossos longos dos membros superiores e inferiores, assim como o interior dos ossos do crânio e do esterno .

Postagens relacionadas: