adplus-dvertising

Como é formada a faringe?

Índice

Como é formada a faringe?

Como é formada a faringe?

A faringe é composta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esqueléticos e revestida por uma túnica mucosa (empre úmida com o muco produzido). Nessa membrana mucosa consta acumulações de células do sistema imunológico, chamados de folículos linfóides.

Onde se encontra a faringe?

A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

Qual o formato da faringe?

A faringe tem formato de funil irregular: ela possui largura mediana na parte de cima, largura um pouco mais dilatada na porção mediana e largura estreita na região de baixo. A parte interna da faringe é revestida na parte superior (ou nasal) por uma mucosa equivalente a mucosa nasal.

Qual o tecido da faringe?

A faringe é dividida em três regiões: nasofaringe, bucofaringe e laringofaringe. Na mucosa que a reveste, encontra-se o anel de Waldeyer, composto de tecidos linfáticos, as tonsilas, importantes no combate a infecções. Por sua vez, esse tecido linfático divide-se em faríngea, tubáricas, palatinas e linguais.

Qual é a função da faringe?

  • A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago. Representação das regiões nasofaríngea, orofaríngea e laringofaríngea e outras estruturas

Qual é a faringe da garganta?

  • – Leia mais. Kim Bengochea, Universidade de Regis, Denver A faringe, mais comumente conhecida como garganta, é um tubo com cinco centímetros se estendendo posteriormente às cavidades nasal e oral, até a laringe.

Quais são as artérias da faringe?

  • Elas suprem a faringe passando próximas à mesma ou emitindo artérias faríngeas ascendentes e descendentes. Além destas artérias existem outras que estão intimamente relacionadas à faringe, mas não necessariamente a fornecem sangue fresco. A drenagem venosa desta região se dá através da veia palatina externa, que drena para o plexo faríngeo.

Qual o principal sintoma da faringite?

  • O principal sintoma da faringite é a dor na garganta e dificuldade para engolir, no entanto podem surgir outros sintomas, como por exemplo: Rouquidão. No caso da faringite bacteriana, a febre pode ser mais alta, pode haver aumento dos gânglios linfáticos e a presença de secreção purulenta na garganta.

Postagens relacionadas: