O que é força de trabalho para Karl Marx?
Índice
- O que é força de trabalho para Karl Marx?
- O que é venda da força de trabalho?
- Quem vende sua força de trabalho?
- Como se chama a esfera onde se pode vender a força de trabalho?
- Qual o modo de produção onde as pessoas vendem sua força de trabalho por dinheiro?
- O que o trabalhador ganha em troca da venda de sua mercadoria?
- Qual é o valor da força de trabalho como mercadoria?
- Por que o comprador da força de trabalho não paga para si?
- Qual o valor da força de trabalho?
- Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?
- Onde a gestão da força de trabalho pode ser aplicada?

O que é força de trabalho para Karl Marx?
Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.
O que é venda da força de trabalho?
Em O Capital, a compra e venda da força de trabalho é a base do capitalismo industrial. ... Porém essa mercadoria - a força de trabalho - gera mais valor do que ela mesma custa. Esse excedente é a mais-valia, trabalho não pago que é apropriado pelo capitalista sob a forma de lucro.
Quem vende sua força de trabalho?
De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).
Como se chama a esfera onde se pode vender a força de trabalho?
A esfera da circulação ou do intercâmbio de mercadorias, dentro de cujos limites se movimentam compra e venda de força de trabalho, era de fato um verdadeiro éden dos direitos naturais do homem. ... Pois eles se relacionam um com o outro apenas como possuidores de mercadorias e trocam equivalente por equivalente.
Qual o modo de produção onde as pessoas vendem sua força de trabalho por dinheiro?
A produção capitalista O modo de produção capitalista está orientado para o lucro. Este é o resultado do investimento realizado por um empresário, depois da venda dos seus produtos ou serviços. No capitalismo, o motor das relações produtivas e sociais é o dinheiro.
O que o trabalhador ganha em troca da venda de sua mercadoria?
Ora, no sistema capitalista, o elemento que nos permitiria saber se duas mercadorias são iguais seria o dinheiro. ... O salário que o trabalhador recebe deveria, portanto, ser equivalente à quantidade de trabalho necessária à produção dos bens que ele produz para o capitalista e que este venderá depois no mercado.
Qual é o valor da força de trabalho como mercadoria?
O valor da força de trabalho, como as demais mercadorias, também é definido pelo valor do custo da sua produção. ... Esses gastos que ele faz para manter a si e sua família é o custo da sua manutenção e da sua reprodução enquanto trabalhador.
Por que o comprador da força de trabalho não paga para si?
- Por outras palavras, o comprador da força de trabalho retém para si, sob a forma de uma mais-valia ou lucro, a parte não paga produzida pela força de trabalho do trabalhador. Como referenciar: força de trabalho in Infopédia [em linha].
Qual o valor da força de trabalho?
- O valor da força de trabalho, tal como o de qualquer outra mercadoria, é determinado pelo tempo de trabalho necessário para a produção — portanto, também reprodução — deste artigo específico. Enquanto valor, a própria força de trabalho representa apenas um quantum determinado de trabalho social médio nela objectivado.
Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?
- Sabemos que a força de trabalho não é uma mercadoria em todas as relações sociais. Recordemos a escravidão, o feudalismo e, finalmente, a economia mercantil simples que acabamos de examinar; em todos estes cacos; a força de trabalho não é uma mercadoria.
Onde a gestão da força de trabalho pode ser aplicada?
- Onde a Gestão da Força de Trabalho pode ser aplicada? A aplicação da GFT é extensa e isso ocorre porque ela busca tratar um problema comum a todos os setores produtivos, que é o dimensionamento correto de funcionários, respeitando um nível de serviço adequado ao cliente e com um orçamento adequado. Alguns exemplos de aplicações: