Como é formada a ligação metálica?
Índice
- Como é formada a ligação metálica?
- O que são Retículos cristalinos numa ligação metálica?
- Como se forma a ligação Ionica?
- Quais as características das metálicas?
- Qual o modelo para a ligação metálica?
- Quais são as ligas metálicas?
- Qual a ligação iônica e metálica?
- Qual a densidade da ligação metálica?

Como é formada a ligação metálica?
A ligação metálica ocorre pela atração elétrica entre os cátions (íons positivos) e os elétrons livres. Esta atração é muito intensa, o que garante o estado sólido dos metais nas condições ambiente, exceto no caso do mercúrio, o único metal líquido.
O que são Retículos cristalinos numa ligação metálica?
Na ligação metálica, os retículos cristalinos que formam os metais são, na verdade, um aglomerado iônico (composto apenas por cátions e elétrons).
Como se forma a ligação Ionica?
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa. Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio.
Quais as características das metálicas?
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. Mercúrio: o único metal líquido. Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
Qual o modelo para a ligação metálica?
- Esse modelo para a ligação metálica explica as três principais propriedades dos metais mencionadas no início do texto. Eles são bons condutores de corrente elétrica e de calor, porque a corrente elétrica nada mais é do que o movimento ordenado dos elétrons em uma direção.
Quais são as ligas metálicas?
- As ligas metálicas são resultado da união de metais entre si ou de metal com outra substância. Para a indústria, os metais puros (na maioria das vezes) não apresentam as características necessárias para determinadas aplicações.
Qual a ligação iônica e metálica?
- Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica. A ligação iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica, que pode ser um ametal ou o hidrogênio.
Qual a densidade da ligação metálica?
- Em relação às condições normais de temperatura e pressão, a ligação metálica confere a substância um alto ponto de fusão e vaporização e usualmente apresenta uma densidade superior a outras ligações químicas.