adplus-dvertising

Como o uso de imagens de satélite pode auxiliar na proteção das florestas?

Índice

Como o uso de imagens de satélite pode auxiliar na proteção das florestas?

Como o uso de imagens de satélite pode auxiliar na proteção das florestas?

Ouça em voz altaPausarOs satélites proporcionam uma maior precisão de dados, sem mencionar uma maior área de abrangência, visto que algumas florestas são imensas, necessitando de uma cobertura de dados maior.

Qual a importância das imagens de satélite da floresta amazônica?

Ouça em voz altaPausarImagens do satélite Landsat têm sido a principal fonte de dados para monitorar o avanço do desmatamento da região, por meio do Programa de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes) (2) – www.obt.Inpe.br/prodes – que tem estimado a taxa anual de desmatamento na Região (Figura 1).

Qual a importância das imagens de satélite para a Geografia?

Ouça em voz altaPausarImagens de satélite são de grande importância para os estudos geográficos. ... A partir dessas imagens é possível estabelecer comparações entre dados de uma determinada área em um tempo passado com informações recentes, oriundas das transformações promovidas no espaço geográfico.

Para que serve as imagens de satélite em nosso cotidiano?

Ouça em voz altaPausarAs imagens de satélite proporcionam uma visão sinóptica (de conjunto) e multitemporal (em diferentes datas) de extensas áreas da superfície terrestre. A imagem de satélite é obtida de forma remota a partir de sensores imageadores acoplados a satélites artificiais.

Como o satélite pode auxiliar na elaboração de mapas?

Ouça em voz altaPausarOs satélites giram em torno da terra,os sensores fixados neles retém energia emitida pela superfície terrestre,reproduzindo em forma de imagens que são importantes fontes de dados para a criação dos mapas.

Qual a importância do uso dos satélites na preservação do meio ambiente?

Ouça em voz altaPausarDentro desse contexto, as aplicações ambientais das imagens de satélites são muito grandes, pois, devido ao seu aspecto dinâmico e conjunto, possibilitam análises de fenômenos naturais, tais como: antrópicos (os quais não são estáticos), e que estão em constante transformação no tempo e no espaço; dentre eles: ...

Qual a contribuição das imagens de satélite para o controle do desmatamento na Amazônia?

Ouça em voz altaPausarOs satélites forneceram aos cientistas visões sem paralelo dessas mudanças. Além de simplesmente contabilizar quanta floresta foi cortada, os cientistas decifraram muito sobre como o desmatamento se desenrolou ao longo de quatro décadas. Um dos temas que emergem é o quão dinâmico o desmatamento tem sido.

Qual o papel das geotecnologias no combate ao desmatamento na floresta amazônica?

Ouça em voz altaPausarNeste sentido as geotecnologias têm se mostrado como uma ferramenta bastante eficaz no estudo e o monitoramento dos fenômenos naturais e dinâmicos do meio ambiente, como o desmatamento, além de permitirem a quantificação das áreas de cobertura florestal, uso e ocupação do solo.

Como interpretar as imagens de satélite?

Ouça em voz altaPausarNo processo de interpretação de uma imagem, ou seja, de identificação dos objetos nela representados, utilizamos as variações de cor, forma, tamanho, textura (impressão de rugosidade), localização e contexto. Assim, na imagem colorida, identificamos o rio Parnaíba pela forma linear.

Que usos a sociedade pode fazer das imagens de satélite?

Ouça em voz altaPausarNo ensino da Geografia, a utilização de imagens de satélite, por exemplo, permite identificar e relacionar elementos naturais e sócio econômicos presentes na paisagem tais como serras, planícies, rios, bacias hidrográficas, matas, áreas agricultáveis, industriais, cidades.., bem como acompanhar resultados da dinâmica ...

Postagens relacionadas: