Quais foram as reformas pombalinas em Portugal?

Quais foram as reformas pombalinas em Portugal?
Reformas Pombalinas no Brasil Extinção definitiva das capitanias hereditárias; Elevação do Brasil a vice-reino de Portugal; Nomeação do Rio de Janeiro como nova capital da colônia – em substituição a Salvador; Expulsão dos jesuítas.
Quando começaram as reformas de Pombal?
- Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/reformas-pombalinas.htm. Acesso em 21 de fevereiro de 2021. Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal.
Por que o Marquês de Pombal instituiu uma reforma?
- No plano interno, Marquês de Pombal instituiu uma reforma que desagradou muitos daqueles que viviam das regalias oferecidas pela Coroa Portuguesa. O chamado Erário Régio tinha como papel controlar os gastos do corpo de funcionários reais e, principalmente, reduzir os seus gastos.
Como surgiu a intervenção política de Pombal?
- A intervenção política “esclarecida” de Pombal surgiu no momento em que Portugal enfrentava sérios problemas econômicos. A Coroa lusitana tinha perdido diversas de suas possessões no continente asiático e sofria com as imposições do Tratado de Methuen, assinado junto à Inglaterra, em 1703.