adplus-dvertising

Quais os principais temas usados pelos trovadores?

Índice

Quais os principais temas usados pelos trovadores?

Quais os principais temas usados pelos trovadores?

A poesia trovadoresca, portanto, possui uma vertente lírico-amorosa (as cantigas de amor e de amigo) e outra satírica (as cantigas de escárnio e de maldizer). Na primeira, predominam os temas do sofrimento amoroso e da saudade.

Como é o vocabulário das cantigas de maldizer?

A cantiga de maldizer é a sátira direta, desbocada, vulgar, grosseira, chula, por vezes obscena ou pornográfica, chegando a citar o nome da pessoa-alvo da sátira. No exemplo abaixo, o autor faz uma depreciação à imagem de um trovador, considerando-o literariamente fraco.

Qual era o idioma usado pelos trovadores?

E a linguagem do Trovadorismo também. É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Qual a origem das Cantigas?

  • As cantigas eram composições poético-musicais desenvolvidas na Idade Média , principalmente na Galiza e em Portugal. Eram obras líricas criadas por músicos e poetas da época, os chamados trovadores , que ocasionalmente se acompanhavam por artistas de rua conhecidos como menestréis .

Quais são as cantigas contemporâneas?

  • Com base neles, foram feitas gravações contemporâneas de algumas cantigas, como “Ondas do mar de Vigo”, do jogral Martin Codax, permitindo que possamos ouvir as cantigas conforme foram idealizadas por seus autores. As cantigas dividem-se em dois tipos: lírico e satírico.

Quais são as diferenças entre essas duas cantigas?

  • Ambas têm como principal característica a manifestação dos sentimentos do sujeito lírico, com predominância de discursos sobre o amor. Tais cantigas são herdeiras da tradição lírica grega. Não obstante, existem algumas diferenças entre essas duas cantigas. Confira na tabela a seguir:

Quais são as cantigas de amor?

  • As cantigas de amor são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada. Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D. Dinis, ele escreveu 138 textos. se non dade-me-a morte.

Postagens relacionadas: