O que foram as colônias de povoamento?

O que foram as colônias de povoamento?
A colônia de povoamento vigorou na América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros países. Os ingleses utilizaram esse sistema na colonização dos Estados Unidos, onde vigoraram as 13 Colônias Britânicas, e no Canadá.
São características da colonização de exploração?
Colonização de exploração
- Latifúndio (extensa propriedade agrícola)
- Monocultura (especialização em um único produtoː no Brasil, foi o caso da cana-de-açúcar)
- Escravidão (força de trabalho escrava)
- restrições à industrialização.
- produção voltada para o mercado externo.
- dependência em relação à metrópole.
Quais são as colônias de exploração?
- Após a posse dessas terras, elas ficaram conhecidas como colônias de exploração. O principal objetivo dessa exploração era estabelecer a extração de recursos naturais para manter um mercado lucrativo e favorável.
Quais são as colônias de povoamento?
- As colônias de povoamento correspondem àquelas que se desenvolveram nas áreas temperadas da América, melhor exemplificadas com as colônias inglesas da América do Norte, especialmente a Nova Inglaterra. Essas, apresentam as seguintes características:
Qual a experiência de colonização de povoamento no Brasil?
- Uma experiência de colonização de povoamento no Brasil foi realizada no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no século XVIII. Para estas áreas foram trazidas famílias de açorianos, em caráter permanente, que, entre outras, desenvolveram a produção diversificada em pequenas propriedades.
Por que os Estados Unidos foram uma colônia de povoamento?
- Os Estados Unidos foram uma Colônia de Povoamento, uma vez que receberam refugiados de guerra que lá trabalharam e geraram frutos. O Brasil foi Colônia de Exploração, já que a intenção portuguesa era só enriquecer com nossos recursos naturais e retornar à metrópole. Os resultados dos dois sistemas de colonização são facilmente notados.