O que são os esparciatas?
Índice
- O que são os esparciatas?
- O que era o Eforos?
- Qual a definição de periecos?
- Por que os Esparciatas deviam ter medo dos hilotas?
- Como eram classificados os habitantes de Esparta?
- Qual a localização da cidade de Esparta?
- Qual a diferença entre Esparta e outras partes do mundo clássico?
- Como a Esparta desenvolveu-se?

O que são os esparciatas?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
O que era o Eforos?
1. Magistrado espartano. 2. Pessoa ou corporação que restringe ou modera o poder dos reis ou dos poderosos.
Qual a definição de periecos?
Significado de Periecos Designação recebida pelos habitantes de um local tomado cuja posição média estava contida entre o Estado e a população. Etimologia (origem da palavra periecos). Do grego períoikoi.
Por que os Esparciatas deviam ter medo dos hilotas?
Os hilotas eram o grupo mais numeroso da sociedade espartana e, por isso, eram colocados sob regime de terror, pois os esparciatas utilizavam-se frequentemente da violência para manter os hilotas produzindo e para impedir que eles se rebelassem contra a escravidão.
Como eram classificados os habitantes de Esparta?
- Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada ).
Qual a localização da cidade de Esparta?
- A cidade de Esparta foi uma das mais importantes pólis da Grécia Antiga e estava localizada na Lacônia (também chamada de Lacedemônia), na Península do Peloponeso, que fica no sul da Grécia. A ocupação humana dessa região remonta ao Período Neolítico, mas a cidade de Esparta surgiu somente no Período Homérico da Grécia Antiga.
Qual a diferença entre Esparta e outras partes do mundo clássico?
- As mulheres espartanas tinham consideravelmente mais direitos e igualdade em relação aos homens do que em outras partes do mundo clássico. Esparta foi objeto de fascínio em sua própria época, assim como no Ocidente após o Renascimento da cultura clássica. Este amor ou admiração de Esparta é conhecido como laconismo ou laconofilia.
Como a Esparta desenvolveu-se?
- Esparta desenvolveu-se como uma pólis aristocrática e era pautada em valores como disciplina e ordem. O militarismo era uma característica muito forte na sociedade espartana, e a hierarquização também foi um traço marcante. Havia pouca mobilidade social, e a violência era uma prática usada para manter a população sob o controle das elites.