O que foram as Guerras Médicas e as guerras do Peloponeso?

O que foram as Guerras Médicas e as guerras do Peloponeso?
As Guerras Médicas foram os conflitos que aconteceram entre gregos e persas no começo do século V a.C. Após esse conflito e o crescimento da rivalidade entre Atenas e Esparta ocorreu a Guerra do Peloponeso entre 431-404 a.C. que contribuiu para o enfraquecimento da região e facilitou o domínio macedônio.
Quem ganhou a guerra médica?
A guerra acabou com a vitória grega mas a ascensão de Atenas entre os gregos e o descontentamento de Esparta originou a criação de uma aliança que se opôs a Lida de Delos, a Liga do Peloponeso, e que gerou a disputa entre as duas principais cidades gregas Esparta e Atenas, que se enfrentaram na Guerra do Peloponeso.
Quando terminam as Guerras Médicas?
- Somente em 449 a .C., com a assinatura do Tratado de Cálias, que as batalhas terminam. As Guerras Médicas marcaram o fim da expansão do Império Persa, que seria conquistado por Alexandre, o Grande pouco mais de cem anos depois.
Como os gregos participaram das Guerras Médicas?
- Como os povos gregos não tinham um grande poder militar como os persas, muitos cidadãos participaram das disputas. É por isso que os historiadores deram o nome de conflitos de Guerras Médicas. Grande parte da população que participou das ações era conhecida como medo-persas, fazendo com que seu nome marcasse a História mundial.
Qual a relação entre as Guerras Médicas e a eclosão da Guerra do Peloponeso?
- Qual é a relação existente entre as Guerras Médicas e a eclosão da Guerra do Peloponeso? As Guerras Médicas se iniciaram quando a cidade de Mileto, localizada na Ásia Menor, se revoltou contra o domínio persa e buscou a ajuda de Atenas.
Qual foi a causa da guerra?
- A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.