Como descobrir câncer no fígado?
Índice
- Como descobrir câncer no fígado?
- Qual o exame que detecta câncer no fígado?
- Como identificar câncer de fígado na tomografia?
- Como é a dor do câncer de fígado?
- O que provoca câncer no fígado?
- O que pode ser uma mancha no fígado?
- Quais os sintomas de metastase no fígado?
- Como identificar os sinais de câncer no fígado?
- Como é feito o tratamento do câncer de fígado?
- Qual o tipo de câncer primário do fígado?
- Como é realizada a biópsia do câncer de fígado?

Como descobrir câncer no fígado?
Os sinais e sintomas do câncer de fígado podem incluir:
- Perda de peso.
- Falta de apetite.
- Sensação de plenitude após uma refeição leve.
- Náuseas ou vômitos.
- Fígado aumentado.
- Baço aumentado.
- Dor abdominal.
- Inchaço ou acúmulo de líquido no abdome.
Qual o exame que detecta câncer no fígado?
Os principais exames para visualizar lesões de fígado são a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Outro exame útil é a dosagem da alfafetoproteína (AFP), proteína liberada no sangue pela maioria dos tumores hepáticos de natureza maligna.
Como identificar câncer de fígado na tomografia?
A tomografia computadorizada do abdome pode fornecer informações específicas sobre o tamanho, forma e localização de qualquer tumor no fígado ou em qualquer outro local do abdômen, bem como nos vasos sanguíneos próximos. Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste.
Como é a dor do câncer de fígado?
Ainda assim, quando a doença dá sinais, eles costumam ser: Dor no lado direito do abdômen com irradiação para a região do ombro direito.
O que provoca câncer no fígado?
O fator de risco mais comum para câncer de fígado é a infecção crônica por vírus da hepatite B ou C. Essas infecções levam à cirrose hepática e são responsáveis por tornar o câncer de fígado um dos mais incidentes em muitas partes do mundo.
O que pode ser uma mancha no fígado?
O hemangioma no fígado é um pequeno nódulo formado por um emaranhado de vasos sanguíneos, que, normalmente, é benigno, não evoluindo para câncer e não provocando sintomas.
Quais os sintomas de metastase no fígado?
Nas fases mais avançadas, a metástase hepática pode gerar sinais físicos como urina escurecida, amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), desconforto no ombro direito, dor abdominal, confusão mental, náusea, sudorese excessiva e febre.
Como identificar os sinais de câncer no fígado?
- Saiba identificar os sinais de câncer no fígado. O câncer do fígado é um tipo de tumor maligno que se origina nas células que formam o fígado, como hepatócitos, canais biliares ou vasos sanguíneos, sendo, geralmente, bastante agressivo.
Como é feito o tratamento do câncer de fígado?
- Como é feito o tratamento. Em quase todos os casos, o tratamento do câncer de fígado é feito com cirurgia para retirar toda a área afetada. Porém, pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia antes da cirurgia para diminuir o tamanho do câncer e facilitar a sua remoção.
Qual o tipo de câncer primário do fígado?
- O tipo mais comum de câncer primário do fígado é o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular, que também é o mais agressivo, e é originado nas principais células que formam o fígado, chamadas de hepatócitos. Outro tumor primário comum é o colangiocarcinoma, originado nas vias biliares.
Como é realizada a biópsia do câncer de fígado?
- Biópsia realizada por punção de um fragmento da lesão através da parede abdominal. Como nas fases iniciais do câncer de fígado, os sintomas raramente se manifestam, muitas vezes, o diagnóstico é feito quando a doença alcançou estágios mais avançados e já produziu metástases à distância.