Para que serve o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa?
Índice
- Para que serve o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa?
- Qual a data do novo acordo ortográfico?
- Porquê foi criado o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
- O que mudou para o português brasileiro a partir do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que foi assinado em 1990?
- Qual o ano do acordo ortográfico da língua portuguesa?
- Quais países assinaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?
- Quando está em vigor o Acordo Ortográfico?
- Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
- Como foi a unificação ortográfica da língua portuguesa?
- Como foi feito o acordo entre os países de língua portuguesa?

Para que serve o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa?
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional que busca unificar a ortografia do idioma. Ele é válido entre os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Qual a data do novo acordo ortográfico?
Regras que alteraram a grafia de algumas palavras entraram em vigor em 2009. O Novo Acordo Ortográfico está em uso no Brasil desde 2009, mas a utilização das novas regras passou a ser obrigatória neste ano.
Porquê foi criado o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O que mudou para o português brasileiro a partir do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que foi assinado em 1990?
De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal. Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y.
Qual o ano do acordo ortográfico da língua portuguesa?
Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.
Quais países assinaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?
O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Quando está em vigor o Acordo Ortográfico?
- O Acordo Ortográfico jáestáem vigor: Foi ratificado em Portugal em 2008 , no Brasil em 2004, em Cabo Verde em 2006, em São Tomée Príncipe em 2006, na GuinéBissau em 2009… De acordo com 2ºProtocolo Modificativo, o AO estáem vigor quando ratificado por três países.
Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
- Considerando as especificidades dos países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi acordada a unificação em 98% dos vocábulos. Ficam consideradas neste caso as especificidades da pronúncia conforme o espaço geográfico.
Como foi a unificação ortográfica da língua portuguesa?
- Os dois países procuravam buscar a unificação ortográfica da Língua Portuguesa, e em 1971 houve o primeiro Simpósio Luso-Brasileiro sobre a Língua Portuguesa que tinha como proposta solucionar algumas divergências ortográficas: como o excesso do emprego do acento circunflexo (êle, dêle, nêle), os tremas dos hiatos átonos (vaïdade ...
Como foi feito o acordo entre os países de língua portuguesa?
- Esse acordo foi feito entre os países: Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Através do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, a comunicação entre esses países passou a ser mais fluida, mais fácil.