O que é o pluralismo no Serviço Social?
Índice
- O que é o pluralismo no Serviço Social?
- O que é o sincretismo do Serviço Social?
- Qual a diferença entre sincretismo e ecletismo?
- O que é o sincretismo ideológico?
- O que é o pluralismo político?
- Qual o rumo que assume o projeto ético-político do Serviço Social?
- O que é o sincretismo religioso no Brasil?
- Qual o significado de ecletismo musical?
- O que é cultura Ecletica?
- O que é uma cultura sincrética?
- Como surgem as escolas de Serviço Social?
- Qual a origem do Serviço Social?
- Qual a época da renovação do Serviço Social?
O que é o pluralismo no Serviço Social?
5-17, 1991.), o pluralismo pode ser fundamentado em duas dimensões básicas: 1) como um fenômeno social e político; 2) como referência na construção do conhecimento. Apesar de não desconsiderarmos a impertinência de desvínculo entre as dimensões, o fulcro da nossa abordagem está na segunda dimensão.
O que é o sincretismo do Serviço Social?
Ou seja, o sincretismo da prática diz respeito à inespecificidade ou indiferenciação operatória do Serviço Social, caracterizada pela manipulação dos cotidianos dos usuários dos serviços prestados, cuja expressão mais completa é a polivalência.
Qual a diferença entre sincretismo e ecletismo?
O que é Sincretismo: Sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa ou várias doutrinas diferentes, mantendo traços de sua origem; ecletismo.
O que é o sincretismo ideológico?
O sincretismo se caracteriza pela união de elementos culturais, religiosos e ideológicos distintos que formarão uma nova cultura, religião ou sociedade.
O que é o pluralismo político?
Pluralismo é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade. Em política, é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos. ...
Qual o rumo que assume o projeto ético-político do Serviço Social?
O compromisso do Projeto Ético Político do Serviço Social, pauta-se na liberdade como valor ético central, na emancipação e expansão dos indivíduos sociais e com a autonomia dos sujeitos e do próprio profissional, enfim, nos seus onze princípios.
O que é o sincretismo religioso no Brasil?
Podemos definir sincretismo como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras. O sincretismo religioso tem suas maiores expressões no Brasil por uma simples questão histórica: a colonização e a formação do povo brasileiro. ... No Brasil podemos observar inúmeras matrizes religiosas.
Qual o significado de ecletismo musical?
O ecletismo musical é a característica de uma pessoa que gosta de vários estilos musicais diferentes.
O que é cultura Ecletica?
O eclético, para o senso comum, é o gostar de muitos estilos, parecidos ou não, ao mesmo tempo. Como se fosse recortes e colagens de culturas. ... É como se fosse preciso reunir todo o conhecimento em um único ser, o que lembra o ecletismo.
O que é uma cultura sincrética?
Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias e etc.
Como surgem as escolas de Serviço Social?
- Na literatura em questão (VERDÈ-LEROUX, 1986), surge, em 1911, a École Normale Sociale ( católica) e, em 1912, a École Pratique de Service Social ( protestante ).
Qual a origem do Serviço Social?
- No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou do que era a mesma. Há, também, uma herança intelectual franco-belga que influencia nas explicações sobre o surgimento do serviço social, principalmente no período do Primeiro pós-guerra e que data do final do século XIX.
Qual a época da renovação do Serviço Social?
- Essa época é a renovação do serviço social, época também em que grandes mudanças ocorreram na vida social, econômica, política e cultural brasileira. Busca-se uma reatualização do tradicionalismo profissional, quanto de uma busca de ruptura com o conservadorismo.