adplus-dvertising

O que foi o Domingo Sangrento e A Revolução de 1905?

Índice

O que foi o Domingo Sangrento e A Revolução de 1905?

O que foi o Domingo Sangrento e A Revolução de 1905?

Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa.

Como acabou a Revolução Russa de 1905?

  • A ação arbitrária contra os trabalhadores acabou por gerar uma reação em cadeia de revoltas em várias outras cidades russas, o que acabou por configurar a Revolução Russa de 1905 — encarada como um ensaio da Revolução de 1917.

Qual o contexto da Revolução de 1905?

  • Para se ter uma compreensão satisfatória da Revolução de 1905, faz-se necessário saber alguns detalhes do contexto da Rússia czarista da transição do século XIX para o século XX. Portanto, inicialmente, devemos levar em conta que o último czar, Nicolau II, era herdeiro da política do absolutismo monárquico, ainda forte na Rússia naquela época.

Como se desencadeou o massacre de 9 de janeiro de 1905?

  • O massacre de 9 de janeiro de 1905 desencadeou uma onda de revoltas que tomou as ruas de São Petersburgo e de outras cidades russas. Como diz o historiador Robert Service em seu livro Camaradas: uma história do comunismo mundial, seguiram-se “meses de distúrbios, greves foram organizadas e houve a criação de conselhos operários (ou “sovietes”).

Postagens relacionadas: