O que foi a chamada diáspora hebraica?
O que foi a chamada diáspora hebraica?
Dispersão da nação hebraica em territórios fora da Palestina. A diáspora judaica refere-se ao distanciamento forçado dos hebreus de sua terra natal – Israel – em razão das invasões de povos inimigos e, consequentemente, deixando-os dispersos em várias partes do mundo.
Qual a origem da palavra diáspora?
- A palavra diáspora deriva do hebraico e significa dispersão, expulsão e exílio. É o termo que define as migrações do povo judeu - quase sempre por expulsão. As consequências diretas da diáspora estão na formação das comunidades judaicas.
Quais foram os destinos dos judeus na diáspora?
- O Egito e a Babilônia foram os destinos dos judeus nos dois principais movimentos de diáspora a partir do século 6 a.C. Embora tenham sido escravizados, o movimento permitiu a troca de informações culturais, linguísticas e religiosas, reforçando a identidade dos povos.
Por que a diáspora é fruto da idolatria?
- De acordo com a Bíblia, a diáspora é fruto da idolatria e rebeldia do povo de Israel e Judá para Deus, o que fez com que este os tirasse da terra que lhes prometera e os espalhasse pelo mundo até que o povo de Israel retornasse para a obediência a Deus, onde seriam restaurados como uma nação soberana e senhora do mundo.
Quando começou a dispersão do povo judeu?
- A dispersão do povo judeu decorre de confrontos com outros povos e disputas por territórios. A primeira dessas migrações é registrada no ano 586 a.C., quando o imperador da Babilônia Nabucodonosor II destrói o templo de Jerusalém e deporta os judeus para a Mesopotâmia.