adplus-dvertising

O que é o renascimento cultural e científico?

Índice

O que é o renascimento cultural e científico?

O que é o renascimento cultural e científico?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Qual é o significado de renascimento?

O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

Quais fatores contribuíram para o renascimento cultural e científico?

As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

Qual a diferença entre o humanismo e o Renascentismo?

  • A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas. O humanismo se expressava principalmente através do antropocentrismo, buscando colocar o homem como centro do universo e medida de todas as coisas.

Por que o humanismo surgiu?

  • O humanismo foi uma tendência que surgiu no renascimento, ele rejeita a noção medieval de que o homem é considerado inferior por ser um pecador. Ouvir: Humanismo.

Qual a influência do humanismo nas obras literárias desse período?

  • Assim, é possível verificar, nas obras literárias desse período, uma mescla do velho e do novo modo de pensar da humanidade da época. O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos.

Qual o racionalismo do Renascimento?

  • O racionalismo do Renascimento estava ligado à utilização da observação empírica e da utilização de conhecimentos matemáticos, principalmente, para a produção artística e do conhecimento humano sobre o mundo. A perspectiva renascentista afastava-se dos dogmas católicos, mas não excluía totalmente os temas religiosos.

Postagens relacionadas: