adplus-dvertising

O que era Rousseau?

Índice

O que era Rousseau?

O que era Rousseau?

Rousseau foi um dos principais filósofos da Modernidade, talvez o principal do iluminismo francês, e um importante filósofo contratualista. Em 1724, Rousseau retorna a Genebra para viver com um tio. Em seu retorno, o filósofo passa a estudar desenho com o seu primo.

Quando viveu Rousseau?

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa.

Quais as características de Rousseau?

A filosofia de Jean-Jacques Rousseau tem como essência a crença de que o Homem é bom naturalmente, embora esteja sempre sob o jugo da vida em sociedade, a qual o predispõe à depravação.

Como é a vida de Rousseau?

  • Depois de toda uma produção intelectual, suas fugas às perseguições e uma vida de aventuras e de errância, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitária. Por opção, ele foge das pessoas e vive em certa misantropia . Nesta época, dedica-se à natureza, que sempre foi uma de suas paixões.

Qual a política de Rousseau?

  • Toda Matéria. Política. Contrato Social. ... Para Rousseau, a vida numa sociedade em vias de industrialização não favoreceu os homens no seu aspecto moral. À medida que o desenvolvimento técnico foi ganhando espaço, o ser humano se tornou egoísta e mesquinho, sem compaixão pelo seu semelhante.

Qual a filosofia de Rousseau?

  • A sua filosofia era muito mais ensaística do que uma filosofia de tratados. Nesse sentido, ele utilizou de um estilo e de bons argumentos para defender uma complicada tese geral: a de que o ser humano teria uma vida bem melhor quando em seu estado natural. Assim, podemos dividir a defesa de Rousseau em duas grandes ideias:

Quem foi Jacques Rousseau?

  • Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje. Para Rousseau, o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por ...

Postagens relacionadas: