adplus-dvertising

Quais exames são utilizados para avaliar a função renal?

Índice

Quais exames são utilizados para avaliar a função renal?

Quais exames são utilizados para avaliar a função renal?

Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal. Havendo indicação de problemas no processo de filtragem dos rins, pela presença de substâncias em níveis anormais, o médico costuma aprofundar-se na investigação com testes mais precisos e específicos.

Como é feita a avaliação da função renal?

Os médicos podem avaliar a função renal realizando exames nas amostras de sangue e de urina. A creatinina, um resíduo, está aumentada no sangue quando a função renal está muito diminuída.

Quais são os principais marcadores renais?

Neste artigo sete marcadores de função e de lesão renal são avaliados: uréia, creatinina, cistatina C, proteinúria, dismorfismo eritrocitário, microalbuminúria e fração hepática das proteínas ligadas a ácidos graxos.

Qual a classificação da insuficiência renal?

A classificação da DRC é divida em 5 estágios funcionais: Estágio de Função Renal Taxa de Filtração Glomerular (mL/min/1,73m2) 1 > 90 com proteinúria 2 60 a 89 com proteinúria 3a 45 a 59 3b 30 a 44 4 15 a 29 5 < 15 ou em diálise Fonte: Duncan (2013).

O que é marcadores renais?

Entre os marcadores mais conhecidos para fornecer informações sobre o estágio e evolução das funções e até lesões renais estão a ureia, a microalbuminúria e a proteinúria. Entretanto, existem marcadores mais sensíveis que apresentam benefícios para a medicina laboratorial.

Quais são os biomarcadores renais?

Ureia, creatinina e ácido úrico são alguns dos biomarcadores utilizados na prática clínica para avaliar a função renal.

Postagens relacionadas: