Qual é o objetivo da propaganda ideológica?
Índice
- Qual é o objetivo da propaganda ideológica?
- O que é propaganda ideológica na Guerra Fria?
- Como a propaganda se torna uma ferramenta ideológica?
- Qual a relação da ideologia com as propagandas?
- Como a propaganda contribuiu para o consumismo?
- Por que a propaganda ideológica é mais complexa?
- Qual a origem da propaganda política?
- Quais são as características desse tipo de propaganda?
- Como a propaganda política pode ser desmembrada?
Qual é o objetivo da propaganda ideológica?
A propaganda ideológica visa não é somente vender o produto, mas difundir idéias, comportamentos, modo de vida com o intuito de manipular o público-alvo para esse tipo de comportamento. Objetiva formar a maior parte das idéias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social.
O que é propaganda ideológica na Guerra Fria?
Estados Unidos e União Soviética utilizaram-se de diferentes mídias para divulgar suas ideologias e destruir os oponentes: cartazes de rua, folhetos, revistas, jornais, programas de rádio e TV, filmes, desenhos animados, livros didáticos, histórias em quadrinhos e, lógico, os discursos políticos.
Como a propaganda se torna uma ferramenta ideológica?
Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.
Qual a relação da ideologia com as propagandas?
A propaganda ideológica envolve um processo complexo, com termos e fases distintas. O “emissor”, grupo que pretende promover a difusão de determinadas idéias, ao visar outros com interesses diversos, realiza a “elaboração” de sua ideologia para que as idéias nela contidas pareçam corresponder àqueles interesses.
Como a propaganda contribuiu para o consumismo?
As propagandas incitam o consumismo através da transmissão de um estilo de vida ou uma necessidade de adquirir os produtos que o sistema capitalista produz.
Por que a propaganda ideológica é mais complexa?
- Diferente da propaganda comum, que busca explicitamente vender produtos, criar imagens ou obter votos – como a de cigarros, bancos ou candidatos às eleições –, a propaganda ideológica é bem mais complexa. Voltada para a formação de idéias e convicções dos indivíduos, ela age no sentido de conduzir o comportamento social.
Qual a origem da propaganda política?
- Como bem colocado por Pereira, a propaganda política consolidou-se com os avanços tecnológicos dos meios de comunicação, entre as décadas de 19. Em qualquer regime a propaganda política é utilizada como um instrumento de sedução, em busca de adesões políticas.
Quais são as características desse tipo de propaganda?
- Nesse contexto, uma das particularidades desse tipo de propaganda é que suas técnicas de persuasão agem de forma mais ampla e com um alcance a nível global. Uma publicidade que enaltece o estilo vegano, por exemplo, tem um viés ideológico. Você provavelmente se lembra do horário eleitoral ao ouvir falar em propaganda política.
Como a propaganda política pode ser desmembrada?
- A propaganda política pode ser desmembrada em outros subtipos e um deles é a propaganda governamental, praticada pelo governo e suas instituições em seus três níveis: municipal, estadual e federal. Ou seja, não é apenas nas eleições que esse tipo de estratégia aparece.