adplus-dvertising

O que foi o Iluminismo e quais eram suas principais propostas?

Índice

O que foi o Iluminismo e quais eram suas principais propostas?

O que foi o Iluminismo e quais eram suas principais propostas?

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

O que aconteceu antes do Iluminismo?

O Iluminismo foi um movimento de ideias de mudança na Europa. ... Antes dos Iluministas a Europa Ocidental estava dominada por mandatários que governavam sob dogmas religiosos ou que exercíciam o poder em monarquias absolutistas em sua grande maioria.

Qual foi a inspiração do Iluminismo?

  • As ideias do Iluminismo desempenharam um papel importante na inspiração da Revolução Francesa, que começou em 1789. Após a Revolução, o Iluminismo foi seguido pelo movimento intelectual conhecido como romantismo.

Quais foram os avanços científicos no período do Iluminismo?

  • Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue. A Astronomia foi uma área de grandes revelações científicas.

Qual a origem do Iluminismo no século XVII?

  • Immanuel Kant. Ainda que importantes contemporâneos venham ressaltando as origens do iluminismo no século XVII tardio, não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do iluminismo.

Quais foram os movimentos políticos influenciados pelo Iluminismo?

  • Alguns movimentos políticos influenciados pelo iluminismo que valem a pena ser citados: a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 e a Revolução Pernambucana de 1817. A primeira, assim como outra revolução que ocorreu no mesmo ano (a francesa), reivindicava a liberdade de pensamento e religião.

Postagens relacionadas: