O que os iluministas criticavam Brainly?
O que os iluministas criticavam Brainly?
Os iluministas criticavam: o Antigo Regime (absolutismo monárquico, os privilégios da nobreza, a interferência do Estado na economia e a divisão da sociedade em estamentos Os iluministas defendiam: liberdade de expressão, igualdade jurídica, diminuição do autoritarismo e o fim do absolutismo monárquico).
O que os iluministas criticavam a Igreja?
os iluministas criticavam pois não aceitavam o poder absoluto do rei, onde era permitida a exploração de trabalhadores e etc. A igreja católica era criticada pois haviam hierarquia entre clero,bispos e trabalhadores, ambos exploravam os trabalhadores.
Quais são as ideias do Iluminismo?
- As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum: a) a república como único regime político democrático. b) a razão como portadora do progresso e da felicidade. c) as classes populares como base do poder político.
Quais os movimentos sociais influenciados pelo Iluminismo?
- Veja os principais movimentos sociais influenciados pelo Iluminismo: 1 Independência das Trezes Colônias da América do Norte; 2 Revolução Francesa; 3 Inconfidência Mineira; 4 Movimentos de independência da América Espanhola; 5 Independência do Brasil. More ...
Qual a diferença entre o Iluminismo e a burguesia?
- Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas".
Por que os iluministas foram tão populares no século XVIII?
- As ideias iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como "Século das Luzes\\ ,"Os iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime. Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano.