adplus-dvertising

O que é o Plano Collor 2?

Índice

O que é o Plano Collor 2?

O que é o Plano Collor 2?

O Plano Collor reduziu a inflação apenas no primeiro mês, mas depois ela voltou a ficar descontrolada. Então foi lançado o Plano Collor II, que aumentou o número de congelamentos, aumentou as tarifas públicas para energia, correios e transporte ferroviário e criou a taxa referencial (TR), para substituir o overnight.

Quando foi o Plano Collor 2?

No final de 1990, o Plano Collor começou a dar sinais de fraqueza. O brasileiro voltava a ser massacrado com a alta dos preços e a falta de emprego. O governo, então, resolveu lançar, em 31 de janeiro do ano seguinte, um novo pacote econômico, que ficou conhecido como Plano Collor II.

O que foi o Plano Collor ele deu certo?

Como funcionou o Plano Collor? Pouco depois de eleito, mais precisamente no dia 16 de março de 1990, Fernando Collor lançou o seu plano com o objetivo de estabilizar a inflação no país. Dessa forma, dentre as medidas mais polêmicas vistas no período, foi a retenção da poupança dos brasileiros junto aos bancos.

O que aconteceu com o Plano Collor?

SÃO PAULO — Em 21 de março de 1990, o Ibovespa despencou 22,27% após o pânico no mercado causado pelo Plano Collor. O então presidente Fernando Collor de Mello determinou o bloqueio das poupanças até o limite de 50 mil cruzados novos.

Quem tem direito ao Plano Collor 2?

Têm direito à indenização todas as pessoas que entraram com ações individuais na Justiça contra os bancos até 20 anos após a edição dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).

Como fazer para receber o dinheiro do Plano Collor?

Pelo site poupador poderá aderir ao acordo O poupador ou o advogado vai apenas preencher um formulário com dados pessoais e informações do processo. O único documento que deverá ser anexado é a procuração que autoriza o advogado a representar o poupador.

Quem lançou o Plano Collor 2?

Planos de estabilização da inflação Três planos separados para estabilização da inflação foram implementados durante os dois anos do governo Collor. Os dois primeiros, Plano Collor I e II, foram encabeçados pela ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello.

Quanto tempo durou o confisco da poupança?

A restrição ocorreria por 18 meses. Neste período, todo aquele que teve os recursos confiscados, permaneceria com no máximo 50 mil cruzados na conta. O restante do dinheiro sequestrado seria devolvido 1 ano e meio depois, pago em 12 parcelas mensais com correção de juros de 6% ao ano.

Quais são os reflexos jurídicos do Plano Collor II?

  • O texto analisa os reflexos jurídicos do Plano Collor II sobre os depósitos em cadernetas de poupança durante o mês de fevereiro de 1991, a fim de fornecer aos poupadores e advogados caminhos para alcançar a restituição dos expurgos ocorridos aos saldos depositados. Sumário: 1. Introdução; 2. Do Plano Collor II; 3.

Por que o Plano Collor não foi levado ao Congresso Nacional?

  • O Plano Collor não foi levado ao Congresso Nacional para ser debatido e votado entre os parlamentares. Ele foi decretado por meio de uma medida provisória. Durante sua campanha, Collor não citou o plano.

Quem foi o governo de Fernando Collor de Mello?

  • O Plano Collor foi um pacote de medidas econômicas adotadas durante o governo de Fernando Collor de Mello para controlar a inflação do Brasil. Zélia Cardoso de Mello, Ministra da Economia, e Fernando Collor de Mello, ex-presidente do Brasil.

Postagens relacionadas: