O que foi a República da Espada?
O que foi a República da Espada?
A República da Espada foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 18. Trata-se de uma época caracterizada como uma ditadura militar.
Qual foi o período da República da Espada?
- Já o período da República da Espada corresponde a um período específico que abrange os governos dos militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. A República da Espada foi resultado da Proclamação da República, que aconteceu em 15 de novembro de 1889.
Quem foi o primeiro presidente da República da Espada?
- Esse termo é usado para definir os dois governos militares que o Brasil teve nesse período. Os dois presidentes da República da Espada foram o marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891), em duas fases distintas (provisório e constitucional), e o marechal Floriano Peixoto (1891-1894), que assumiu após a renúncia de Deodoro. Antecedentes
Qual foi a origem do Encilhamento?
- Essa crise ficou conhecida como Encilhamento e iniciou-se ainda durante o governo de Deodoro da Fonseca, em 1891. O Encilhamento foi resultado da política econômica colocada em prática pelo Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, que permitiu a emissão de papel-moeda por bancos privados e facilitou as condições de acesso ao crédito.
Quando ocorreu a derrota dos rebeldes no Brasil?
- A derrota dos rebeldes enfraqueceu definitivamente o monarquismo no Brasil. O governo de Floriano Peixoto estendeu-se até 1894, quando ocorreu a transição para os governos civis. O político paulista Prudente de Morais foi eleito presidente e deu início ao período conhecido como República Oligárquica (1894-1930).