Qual a importância da arte no Expressionismo quais as suas características?
Índice
- Qual a importância da arte no Expressionismo quais as suas características?
- Quais são as origens do expressionismo?
- Qual a influência do expressionismo na produção artística brasileira?
- Quais são os principais representantes da arte expressionista e pós-impressionismo?
- Como surgiu o expressionismo alemão?
Qual a importância da arte no Expressionismo quais as suas características?
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
Quais são as origens do expressionismo?
- Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. De fato, a noção do expressionismo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm ('A Tempestade'), marcando uma oposição clara ao impressionismo francês.
Qual a influência do expressionismo na produção artística brasileira?
- O expressionismo teve influência na produção artística de alguns pintores brasileiros, também, como Cândido Portinari (1903-1962), Anita Malfatti (1889-1964) e Lasar Segall (1889-1954). Obra O Grito (1893). A obra mais famosa de Edvard Munch, “O Grito”, de 1893, é um bem exemplo do movimento e de como Munch foi um precursor do movimento.
Quais são os principais representantes da arte expressionista e pós-impressionismo?
- Selecionamos alguns dos principais representantes da arte expressionista e do pós-impressionismo (que foram os grandes inspiradores e precursores do Expressionismo). Veja: Com dito anteriormente, o Expressionismo foi um estilo artístico utilizado por diversas categorias da arte, expresso na arquitetura, escultura, pintura, literatura e música.
Como surgiu o expressionismo alemão?
- Surgiu, no início do século XX, o estilo cinematográfico que ficou conhecido como Expressionismo Alemão. Assim como na pintura, a construção das cenas nos filmes, a fotografia, os cenários, etc. giravam em torno da maneira como os diretores enxergavam a realidade.