adplus-dvertising

O que era o DIP e qual era a sua função?

Índice

O que era o DIP e qual era a sua função?

O que era o DIP e qual era a sua função?

O DIP foi criado por decreto presidencial em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares. ... O DIP possuía os setores de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa.

Qual era o objetivo da cartilha?

O termo cartilha passa a ser definido como o desdobramento da palavra “cartinha” que, por sua vez era usada em língua portuguesa desde o princípio da Idade Moderna, para identificar aqueles textos impressos, cujo propósito explícito seria o de ensinar a ler, escrever e contar (BOTO,2004,p. 494).

Quando foi criado o DIP?

  • O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado em 1939 por Getúlio Vargas e serviu para a propaganda do governo e para censura. O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi um órgão federal, criado pelo governo Getúlio Vargas, em dezembro de 1939. Seu objetivo principal era fortalecer o poder do Estado.

Qual a área de atuação do DIP?

  • As duas grandes áreas de atuação do DIP eram o rádio e a imprensa escrita, embora tivesse forte atuação no campo artístico, como o cinema, teatro e literatura. O DIP engajava intelectuais em defesa do Estado Novo e permitiu que Getúlio Vargas tivesse amplo controle sobre as opiniões circulantes no país.

Quais eram os principais objetivos do DIP?

  • Quais eram os principais objetivos do DIP? Os objetivos do DIP são claros e podem ser encontrados no próprio decreto-lei que determinou a sua criação. De maneira genérica, vimos que a missão do DIP era realizar a propaganda política do Estado Novo e a censura das informações.

Qual era o foco do DIP?

  • [1] Um dos focos do DIP, como já vimos, era o rádio, objeto que se tornou o principal meio de comunicação do Brasil, muito por ação do governo de Getúlio Vargas, que utilizava o meio para divulgar sua propaganda.

Postagens relacionadas: