Em que consistia o trabalhismo?
Índice
Em que consistia o trabalhismo?
Doutrina política que defende a melhoria das condições sociais e econômicas dos trabalhadores. O trabalhismo é uma corrente de ideias que se situa no campo da esquerda e está próxima ao socialismo. Não pretende, porém, substituir a sociedade capitalista por uma sociedade socialista.
O que foi o trabalhismo quais seus objetivos?
O objetivo era manter as estruturas hierárquicas na sociedade, como as classes sociais e propriedade dos meios de produção e, ao mesmo tempo, diminuir as desigualdades sociais, evitando-se o conflito de classes.
Em que consistia o Trabalhismo do governo de Vargas?
Ele cria leis trabalhistas, a carteira de trabalho, mas ao mesmo tempo controlava o povo, por exemplo com a legislação trabalhista (que intervinha na economia), por isso era chamado de "pai do povo", aquele que da, mas controla o "filho", o povo.
Por que o Estado Novo foi chamado de Estado Novo?
- Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder. Salazar assumiu o cargo de Ministro das Finanças em 1928 e tornou-se, nessa função, uma figura preponderante no governo da Ditadura Militar, o que lhe valeu o epíteto de "Ditador das Finanças".
Quando foi implementado o Estado Novo?
- O Estado Novo foi implementado no dia 10 de novembro de 1937. Foi comunicado à população brasileira por meio do programa de rádio Hora do Brasil pelo próprio Vargas. As ações tomadas golpeavam diretamente as instituições democráticas: o Congresso Nacional foi fechado, bem como as assembleias estaduais e câmaras municipais.
Como foi o Estado Novo em Portugal?
- (Novembro de 2015) Estado Novo foi o regime político autoritário, autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974 .
Quais são as influências do Estado Novo?
- Ao Estado Novo têm sido atribuídas as influências do maurrasianismo, do Integralismo Lusitano, da doutrina social da Igreja, bem como de alguns aspetos da doutrina e prática do Fascismo italiano, regime do qual adotou o modelo do Partido Único e, até certo ponto, do Corporativismo de Estado.