O que ficou estabelecido na conferência de Ialta?
O que ficou estabelecido na conferência de Ialta?
A Conferência de Yalta, ou ainda Conferência da Crimeia, foi o encontro entre diversas nações em 1945. O objetivo era discutir os caminhos a serem seguidos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Dentre os demais objetivos, a conferência determinaria a divisão de territórios europeus antes ocupados pelos alemães.
Por que o Acordo de Potsdam?
- O Acordo de Potsdam, que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em zonas de ocupação, como anteriormente decidido na Conferência de Ialta, e a similar divisão de Berlim e Viena em quatro zonas (americana, britânica, francesa e soviética).
Quais foram as conferências de Yalta e de Potsdam?
- As conferências de Yalta e de Potsdam foram chamados para ajudar os Aliados decidir o que aconteceria com a Europa, e em especial a Alemanha, no final da Segunda Guerra Mundial A conferência de Yalta na Criméia foi a primeira das conferências, em 1945, para tentar planejar o futuro após o fim da guerra.
Qual a pauta principal da Conferência de Potsdam sobre a Segunda Guerra Mundial?
- A Conferência de Potsdam dava continuidade às tratativas sobre a Segunda Guerra Mundial, as quais já tinham sido iniciadas na Conferência de Teerã e na Conferência de Yalta. Contudo, dessa vez, com a Alemanha já rendida, as sanções que seriam impostas ao país derrotado era a pauta principal a ser discutida pelos Países Aliados.
Quem foram os principais representantes da Conferência?
- Os principais representantes eram Stalin, Truman (sucessor de Roosevelt como presidente dos EUA) e Churchill (que foi depois substituído por Clement Attlee depois da vitória do Trabalho na eleição geral britânica de 1945). A conferência revelou uma distinta esfriamento nas relações entre o Oriente eo Ocidente.