O que a Escola Nova valoriza?
O que a Escola Nova valoriza?
Há uma inversão de valores; agora, a criança deve ser tratada como criança, e não como um pequeno adulto. Passa-se a valorizar o caráter psicológico, a respeitar o tempo da criança. O importante, para esta tendência, é atender às especificidades da natureza infantil.
Qual a função do professor na pedagogia nova?
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
Como se desenvolveu o movimento da Educação Nova?
- Depois, investigaremos como se desenvolveram o Movimento da Educação Nova e o Movimento da Escola Moderna, quais as relações entre si e quais as principais diferenças para com o sistema tradicional de ensino. Por fim, cruzaremos os resultados a que chegámos com a noção de "pessoay7 e tiraremos as respectivas conclusões.
Qual o surgimento da Escola Nova?
- O surgimento da Escola Nova. O surgimento do ideário da Escola Nova acontece inicialmente na Europa no fim do século XIX. O movimento, também chamado de Escolanovismo ou Escolanovista, surge como forma de questionamento e contraposição aos moldes tradicionais utilizados na educação até então.
Quem foi o grande inspirador da Escola Nova?
- Os primeiros grandes inspiradores da Escola Nova foram o escritor Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e os pedagogos Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Freidrich Fröebel (1782-1852). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952).
Quais os conceitos da Escola Nova?
- O documento inclui os conceitos da Escola Nova com adaptações ao contexto social do país na época. Reivindica a criação de um sistema de ensino mais adequado às necessidades brasileiras, que pudesse ser considerado um modelo educacional mais democrático.