O que são peças de utilização?
Índice
- O que são peças de utilização?
- Quem define a pressão mínima nos pontos de utilização de água fria?
- Qual a diferença entre o ramal predial e o alimentador predial?
- Como funciona o sistema de distribuição direta para o sistema predial de água fria?
- O que é uma instalação hidráulica?
- O que é uma instalação hidrossanitária?
- Qual a pressão estática mínima necessária nos pontos de utilização das instalações hidráulicas prediais?
- Qual é a pressão dinâmica mínima admissível para uma instalação predial com chuveiro elétrico?
- O que é um coletor predial?
- Como calcular o alimentador predial?
- Qual é a tubulação do Ramal predial?
- Quais são os diâmetros das tubulações?
- Qual é a tubulação de abastecimento?
- Quem é a tubulação do alimentador predial?

O que são peças de utilização?
Peça de utilização Componente na posição a jusante do sub-ramal que permite a utilização da água e o ajuste da sua vazão, em alguns casos. As peças de utilização fazem, ainda, parte dos aparelhos sanitários.
Quem define a pressão mínima nos pontos de utilização de água fria?
A NBR 5626, que trata de instalações prediais de água fria, determina, através do item 5.3.5.1, que "a pressão da água nos pontos de utilização não deve ser inferior a 10 kPa (1 m.c.a), exceto no ponto da válvula de descarga onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa (1,5 m.c.a)".
Qual a diferença entre o ramal predial e o alimentador predial?
Ramal predial – É a tubulação compreendida entre a rede pública de distribuição e o hidrômetro ou peça limitadora de vazão. ... Ramal de alimentação – É a tubulação compreendida entre o hidrômetro e a entrada de água no reservatório de acumulação. Reservatório Inferior – É próprio dos edifícios com mais de dois pavimentos.
Como funciona o sistema de distribuição direta para o sistema predial de água fria?
3.1 - Sistema de Distribuição Direta: Através deste sistema, a alimentação dos aparelhos, torneiras e peças da instalação predial é feita diretamente através da rede de distribuição, conforme mostra a figura abaixo. Vantagens: - Água de melhor qualidade devido a presença de cloro residual na rede de distribuição.
O que é uma instalação hidráulica?
Instalação hidráulica é o sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água. Ela é composta pelos projetos arquitetônico e hidráulico, caixa d'água, redes de distribuição de água fria e quente, coleta de esgoto e águas pluviais.
O que é uma instalação hidrossanitária?
Instalação hidrossanitária é o conjunto de tubos, conexões, peças e equipamentos implantados em uma edificação e que viabilizam: A alimentação. O acondicionamento. A distribuição de água fria ou quente.
Qual a pressão estática mínima necessária nos pontos de utilização das instalações hidráulicas prediais?
De acordo a NBR 5626, uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não pode ser maior do que 40 m.c.a, ou seja, 4 Kgf/cm².
Qual é a pressão dinâmica mínima admissível para uma instalação predial com chuveiro elétrico?
a) Em condições estáticas, a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser maior do que 40 m.c.a. b) Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas não deve ser inferior a 0,50 m.c.a.
O que é um coletor predial?
O Coletor Predial é o trecho final da tubulação que conduz o esgoto até a rede pública, ou ao sistema de esgoto individual. É o trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e o coletor público ou sistema particular.
Como calcular o alimentador predial?
Para o cálculo da vazão a ser considerada no dimensionamento do alimentador predial, admite-se, para simplificar, que o abastecimento pela rede seja contínuo e que a vazão que abastece o prédio seja suficiente para atender ao consumo diário no período de 24 horas.
Qual é a tubulação do Ramal predial?
- É a tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais. É importante notar que ramal não é o mesmo que ramal predial. Sendo este a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial.
Quais são os diâmetros das tubulações?
- Desse modo, sabendo as vazões recomendadas, os diâmetros das tubulações devem ser tal que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores maiores que 3 m/s. D = 4. Q v. π Q é a vazão do ponto de utilização (m³/s), tabela 1.
Qual é a tubulação de abastecimento?
- É a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico, ou seja, é aquela responsável pela entrada de água na edificação. É a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto, ou seja, feito por intermédio de um reservatório..
Quem é a tubulação do alimentador predial?
- Sendo este a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial. É a tubulação que liga o ramal à peças de utilização. Componente na posição a jusante do sub-ramal que permite a utilização da água e o ajuste da sua vazão, em alguns casos.