Como ocorre o TEP?
Índice
- Como ocorre o TEP?
- O que é diagnóstico de TEP?
- Quais os tipos de TEP?
- O que é TEP e TVP?
- O que é uma TVP e como pode evoluir para uma TEP?
- Como identificar embolia pulmonar?
- Como identificar os sinais de embolia pulmonar no paciente com TVP?
- O que é S1Q3T3?
- O que é o TEP?
- Como identificar uma embolia pulmonar?
- Qual a definição do TEP?
- Qual a melhor opção para o diagnóstico de TEP?
- Quais são os tratamentos para o TEPT?
- Qual o tempo de requisição do TEV?

Como ocorre o TEP?
A embolia pulmonar, também chamada de embolismo pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é um quadro grave que ocorre quando um trombo (coágulo) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, viaja pelo organismo e se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue.
O que é diagnóstico de TEP?
O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são representados por cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar e tomografia computadorizada (TC).
Quais os tipos de TEP?
Tromboembolismo pulmonar crônico: novidades no diagnóstico e tratamento
- Tipo 1: HAP primária. ...
- Tipo 2: doenças do lado esquerdo do coração. ...
- Tipo 3: doenças pulmonares – é o cor pulmonale, e inclui DPOC e doenças intersticiais.
- Tipo 4: embolia pulmonar (TEP) crônica.
- Tipo 5: diversas causas.
O que é TEP e TVP?
A trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP) são doenças inter-relacionadas e que acometem milhões de pessoas todos os anos. Somente na Europa e Estados Unidos, estimam-se mais de 600 mil óbitos por estas patologias, em geral por complicações do TEP.
O que é uma TVP e como pode evoluir para uma TEP?
Usualmente, tais partículas são trombos (coágulos) que migram a partir da circulação venosa profunda dos membros inferiores. Nesses casos, usamos o termo “Embolia Asséptica”. O TEP costuma ser uma complicação aguda da Trombose Venosa Profunda (TVP) ou um dos espectros da doença chamada de Tromboembolismo Venoso (TEV).
Como identificar embolia pulmonar?
Sintomas de embolia
- Sensação repentina de falta de ar;
- Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;
- Tosse constante e que pode conter sangue;
- Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;
- Pele pálida, fria e azulada;
- Sensação de desmaio ou desmaio;
- Confusão mental, principalmente em idosos;
Como identificar os sinais de embolia pulmonar no paciente com TVP?
Mas como? Ao identificar algum sinal que abra a suspeita de embolia pulmonar devemos pesquisar os sinais e sintomas de TVP e vice-versa....Sinais e sintomas de Tromboembolismo Pulmonar (TEP)
Dispneia | Taquicardia |
---|---|
Dor pleurítica | Taquipneia |
Dor torácica subesternal | Sibilos |
Tosseg | Febre |
Hemoptise | Edema unilateral de MMII |
O que é S1Q3T3?
O padrão S1Q3T3 é relativamente específico, porém, pouco sensível para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. A persistência da onda S até as derivações da esquerda sugere um quadro de sobrecarga do ventrículo direito, que favorece ainda mais o diagnóstico de TEP.
O que é o TEP?
A tromboembolia pulmonar (TEP) aguda é uma das principais causas de emergência cardiovascular e, em cerca de 25% dos casos, a manifestação clínica inicial é a morte súbita.
Como identificar uma embolia pulmonar?
Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.
Qual a definição do TEP?
- A Agência Internacional de Energia / OECD define 1 tep como 41,868 GJ ou 11,630 MWh . Algumas organizações usam outras definições para tep, por exemplo:
Qual a melhor opção para o diagnóstico de TEP?
- Há duas opções: partir direto para angioTC, indicado quando você pensa em TEP, ou pedir antes um US doppler venoso profundo de MMII. Em emergências onde a prevalência de diagnóstico de TEP é baixa (< 20%), como nos EUA, pode ser usado o PERC, um escore para afastar TEP, semelhante ao d-dímero.
Quais são os tratamentos para o TEPT?
- Os outros levam em conta os sintomas característicos do TEPT. São opções de tratamento a terapia cognitivocomportamental e a indicação de medicamentos ansiolíticos, quando necessários. Preste atenção: o número de diagnósticos de transtorno do estresse pós-traumático tem aumentado nas últimas décadas.
Qual o tempo de requisição do TEV?
- Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente? Tempo de leitura: 3 minutos. O tromboembolismo venoso (TEV), englobando trombose venosa profunda de MMII (TVP) e embolia pulmonar (TEP), são temas recorrentes na prática médica.