adplus-dvertising

Quais os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo?

Índice

Quais os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo?

Quais os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo?

O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio. ... Assim, a diminuição da mão de obra caiu drasticamente, revelando um pouco da crise feudal que se iniciava.

Quais as causas e consequências da crise do sistema feudal?

Como consequências da crise do feudalismo,podemos destacar: o aumento da produção nos feudos através de novas técnicas de cultivo, o renascimento comercial e urbano, a formação das monarquias nacionais, a Guerra dos Cem Anos, a Peste Negra e as revoltas camponesas.

Quais foram as principais causas da crise feudal?

  • Segue abaixo as principais causas que acarretaram na crise do sistema feudal. Crescimento Demográfico : a partir do século X, o aumento considerável do número de pessoas foi um fator decisivo para que surgisse uma nova classe social interessada sobretudo, no comércio: a burguesia .

Como foi a crise do feudalismo no século XIV?

  • Como vimos no resumo anterior, o modelo feudal vinha gradativamente entrando em decadência. Já no século XIV, temos definitivamente a crise do feudalismo e entramos na transição para o período moderno. Nesse texto destrincharemos detalhes desses processos.

Como foi o fim do feudalismo?

  • As novas técnicas utilizadas no campo, o aumento da expectativa de vida da população e o florescimento do comércio, contribuíram para o fim do feudalismo. As inovações tecnológicas vividas pelo campo, combinadas a novos métodos de exploração da terra, gerou o crescimento da produtividade rural e, como consequência, o aumento da população.

Por que o feudalismo foi visto como um sistema autoritário?

  • Devido à negativa propaganda burguesa, por muito tempo o feudalismo foi visto como um sistema autoritário, violento, opressor e explorador, cuja economia era estagnada, cuja política era caótica, e que não tinha flexibilidade para admitir mudanças.

Postagens relacionadas: