Qual era a base de sustentação da economia mercantilista?
Índice
- Qual era a base de sustentação da economia mercantilista?
- Pode-se identificar como característica do sistema ou pacto colonial?
- Qual o surgimento do mercantilismo?
- Por que o mercantilismo é antecessor do capitalismo?
- Como eram os princípios mercantilistas?
- Por que o absolutismo e o mercantilismo sofreram uma forte crise?

Qual era a base de sustentação da economia mercantilista?
Na teoria mercantilista, a base de sustentação da economia eram os estoques de ouro e prata, o comércio e a indústria. A nação que não tivesse minas, deveria obter aqueles metais preciosos através do comércio.
Pode-se identificar como característica do sistema ou pacto colonial?
Pode-se identificar como uma característica do pacto Colonial: a) A compra de produtos coloniais por preços elevados e a venda de produtos manufaturados metropolitanos por preços irrisórios.
Qual o surgimento do mercantilismo?
- O surgimento do mercantilismo, enquanto conjunto de práticas econômicas, está diretamente ligado ao fim do feudalismo e à formação dos Estados Nacionais Modernos. Por Estado Nacional Moderno, entende-se o conjunto de nações surgidas durante o processo de centralização do poder na figura do rei.
Por que o mercantilismo é antecessor do capitalismo?
- O mercantilismo é conhecido por alguns como o antecessor do capitalismo. Afinal, apesar de ser considerado um conjunto de ideias e de pensamento econômico ultrapassado, é possível encontrar semelhanças na atualidade com algumas de suas ideias.
Como eram os princípios mercantilistas?
- Os princípios mercantilistas eram os seguintes: O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios. Como o produto manufaturado era mais caro do que as matérias-primas ou gêneros agrícolas, sua exportação era certeza de bons lucros.
Por que o absolutismo e o mercantilismo sofreram uma forte crise?
- No decorrer do século XVIII, o absolutismo e o mercantilismo (sistema político e econômico que causou a expansão marítima e a exploração colonial) sofreram uma forte crise em razão da ascensão dos ideais propagados pelos intelectuais iluministas (principalmente o Liberalismo político e econômico).