Quais foram as principais ações da Operação Condor?

Quais foram as principais ações da Operação Condor?
Entre as ações da Operação Condor que se destacaram, podemos citar o assassinato do diplomata chileno Orlando Letelier, que aconteceu em 21 de setembro de 1976, em Washington. ... Letelier estava ligado ao presidente Salvador Allende, morto em 11 de setembro de 1973 durante o golpe das Forças Armadas chilenas.
Como o Brasil participava da Operação Condor?
O documento mais específico sobre a participação brasileira na Operação Condor é uma comunicação feita, no início de 1976, por agentes da CIA no Brasil para Washington. ... A CIA informou que o responsável pela Condortel era o coronel argentino Luiz Francisco Nigra.
Quem foi o fundador da Operação Condor?
- O encontro fundador da Operação Condor foi promovido pela Direção de Inteligência Nacional (DINA), principal órgão de repressão da ditadura no Chile, na época chefiada pelo coronel Manuel Contreras.
Quais os países participantes da Operação Condor?
- Países participantes da Operação Condor. Em verde: membros ativos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai). Em verde claro: membros esporádicos (Colômbia, Peru, Venezuela). Em azul: Estados Unidos Tipo Operação secreta Localização América do Sul: Planejado por Argentina Bolívia Brasil Chile Estados Unidos [1] [2] [3]
Qual a contribuição dos norte-americanos para a Operação Condor?
- O manuseio do aparelho foi ensinado pelo exército norte-americano. Foi o principal meio de comunicação da Operação Condor. Vale ressaltar que ela orientou que diversos militares torturassem os prisioneiros. A contribuição dos norte-americanos durou até o Jimmy Carter ocupar o cargo de presidente dos EUA em 1977.