O que foi a reforma sanitária de Carlos Chagas?

O que foi a reforma sanitária de Carlos Chagas?
Em 1921 foi aprovado o novo regulamento do DNSP, pelo decreto n. 15.003, de 15 de setembro de 1921. Conhecido como Reforma Carlos Chagas, o ato ampliou a cooperação do governo federal com os estados, através da Diretoria de Saneamento e Profilaxia Rural, que centralizava o combate às endemias rurais.
Qual a importância da reforma Carlos Chagas para a Enfermagem?
As endemias e epidemias impulsionaram o movimento sanitário em fins da década de 1910, com destaque para a gripe espanhola. Tal movimento, designado Reforma Sanitária Carlos Chagas, teve como fato estratégico a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, no âmbito do Estado brasileiro.
Quais as conquistas alcançadas com a reforma sanitária?
Entre as conquistas destacadas estão: o controle e a eliminação de doenças por meio da vacinação, socorro para 110 milhões de pessoas na rede pública, assistência farmacêutica, financiamento de transplantes e uma vigilância sanitária atuante.
Qual a importância do Instituto Oswaldo Cruz criado em 1909 para a saúde pública brasileira?
Em 1909, deixou a Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a se dedicar apenas ao Instituto de Manguinhos, que fora rebatizado com o seu nome. Do Instituto lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país.