O que foi a Guerra Fria e o mundo bipolar?

O que foi a Guerra Fria e o mundo bipolar?
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países.
Quais foram as consequências da Guerra Fria?
- No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos. Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar.
Qual a origem do termo “Guerra Fria”?
- O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947. Na ocasião, o profissional se referiu à crescente rivalidade entre os países que nutriam ideais diferentes.
Como estudar o período da Guerra Fria?
- Estudar esses eventos é fundamental para compreender melhor o período e não ficar focado apenas nos conflitos centralizados do período da Guerra Fria. modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações. No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes.
Quando começou a Guerra Fria?
- Desde 1953, os EUA e a URSS iniciaram uma etapa de diálogo e distensão, embora tenha havido conflitos: Em 1961, o governo de Berlim Oriental mandou construir o Muro de Berlim a fim de evitar a fuga em massa de sua população para o lado ocidental. O muro tornou-se o principal símbolo da Guerra Fria.