adplus-dvertising

Qual a importância da Guerra do Peloponeso na história?

Índice

Qual a importância da Guerra do Peloponeso na história?

Qual a importância da Guerra do Peloponeso na história?

A importância da Guerra do Peloponeso está no conflito entre as duas maiores cidades-estados da Grécia Antiga. As forças gregas que se uniram para atacar outros povos e expandir o domínio sobre o Mediterrâneo, no século V, atuaram dentro da própria Grécia.

O que foi a Guerra do Peloponeso e qual a sua importância na história política das cidades gregas?

a guerra do peloponeso foi uma luta pela hegemonia da grecia,onde as duas maiores cidades-estados entraram em conflito. ... Do outro a liga do peloponeso liderada por Esparta,buscando uma grecia aristocrática. Essa guerra deve como consequencia a destruição das cidades gregas e a vitoria de esparta.

Qual a importância de Tucídides para a história?

Tucídides foi então o primeiro ocidental a relatar a verdadeira história dos fatos e identificar seus os personagens como homens e não como mitos. Sua obra composta de oito volumes, só foi interrompida com sua morte. Tucídides faleceu em Atenas, provavelmente em 395 a. C.

Quais os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?

O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.

O que foi a Liga do Peloponeso e suas consequências?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 4 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Qual a importância de Heródoto e Tucidides para a História?

Heródoto é considerado o primeiro historiador, tanto atualmente como na antiguidade. Tucídides estabeleceu posteriormente a base racional e metodológica de uma historiografia nascida como reação frente do irracional da mitologia grega.

Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso?

  • As consequências da Guerra do Peloponeso foram: 1 Milhares de mortos 2 Destruição da agricultura 3 Monumentos destruídos 4 Fome 5 Pobreza 6 Comércio interrompido 7 Cidades vazias More ...

Qual a origem da guerra grega?

  • A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis.

Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?

  • Guerra do Peloponeso, é considerada por muitos o maior conflito armado da história da Grécia Antiga. Entenda o que foi e quais as consequências da disputa entre Atenas e Esparta. A Guerra do Peloponeso foi um dos maiores conflitos armados da história da Grécia Antiga.

Quando começou a guerra entre Atenas e Corinto?

  • Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso. A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal.

Postagens relacionadas: