adplus-dvertising

Para que servia a Eclésia?

Índice

Para que servia a Eclésia?

Para que servia a Eclésia?

Nome grego dado à instituição democrática da Assembleia do povo, que atuava no âmbito da política externa e detinha poderes de governação relativos à legislação, judiciais e executivos, decidindo, por exemplo, a destituição de magistrados.

O que era a Eclésia e como ela funcionava?

Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

O que significa a palavra Ecclesia?

1. Antiga assembleia ateniense; assembleia do povo. 2. Denominação usada pelos primeiros escritores cristãos, para assembleias cristãs locais.

Quando foi criada a eclésia?

  • Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

Por que os atenienses eram divididos?

  • Em seu governo, os atenienses passavam a ser divididos em dez tribos que escolhiam seus principais representantes políticos. Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central.

Quais são as características da democracia ateniense?

  • Características da Democracia Ateniense. Democracia direta. Reformas políticas e sociais. Reformulação da antiga Constituição. Igualdade perante a lei (isonomia) Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia) Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria) Direito de voto aos cidadãos atenienses.

Quando começaram as reformas em Atenas?

  • As reformas em Atenas começaram a ser feitas no final do século VII a.C., e o primeiro legislador a fazê-las foi Drácon. Esse político ateniense impôs uma série de leis puníveis com a morte se alguém não as cumprisse.

Postagens relacionadas: