Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso para a Grécia Antiga?
Índice
- Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso para a Grécia Antiga?
- O que foi a Guerra do Peloponeso e quais suas consequências?
- Qual foi a causa da Guerra do Peloponeso?
- O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?
- Quais as consequências após a Guerra do Peloponeso e as hegemonias espartana e tebana *?
- Quais os principais conflitos ocorridos na Grécia Antiga?
- Quando teve fim a guerra de Atenas?
- Como foi a guerra entre Atenas e Esparta?
- Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?
- Por que Atenas perdeu seu poder na Península?

Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso para a Grécia Antiga?
Consequências da Guerra do Peloponeso Com Atenas derrotada, a cidade perdeu o poder e tudo que havia conquistado nas Guerras Médicas. Assim, as cidades da Ásia Menor foram devolvidas aos persas mediante troca por ouro. Em contrapartida, Esparta, a grande vitoriosa passa a ter a hegemonia grega.
O que foi a Guerra do Peloponeso e quais suas consequências?
Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.
Qual foi a causa da Guerra do Peloponeso?
De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?
A guerra teve fim em abril de 404 a.C. com a rendição de Atenas, além da conquista espartana em Helesponto. O sistema democrático de Atenas foi derrubado e foi implantado um sistema de governo autoritário que ficou conhecida como Tirania dos Trinta – devido à sua formação, que envolvia trinta oligarcas -.
Quais as consequências após a Guerra do Peloponeso e as hegemonias espartana e tebana *?
Consequências da Guerra do Peloponeso Com a vitória espartana, a Grécia ficou sob o domínio dos lacedemônios e regimes oligárquicos foram implantados em todo seu território, inclusive em Atenas. No entanto, o rigor do domínio espartano não agradou muitas cidades gregas.
Quais os principais conflitos ocorridos na Grécia Antiga?
Grécia Antiga
- Guerra de Troia (12 a.C)
- Guerras Médicas (4 a.C.)
- Guerra do Peloponeso (4 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (3 a.C.)
Quando teve fim a guerra de Atenas?
- A guerra teve fim em abril de 404 a.C. com a rendição de Atenas, além da conquista espartana em Helesponto. O sistema democrático de Atenas foi derrubado e foi implantado um sistema de governo autoritário que ficou conhecida como Tirania dos Trinta – devido à sua formação, que envolvia trinta oligarcas -.
Como foi a guerra entre Atenas e Esparta?
- Com a pressão da cidade de Corinto, Tebas, cidade aliada de Esparta, ataca a cidade de Platéia – aliada de Atenas – iniciando a guerra que teve uma duração de 27 anos. Como aliadas de Esparta, estavam as cidades de Corinto, Tebas e Mégara. Enquanto isso, Atenas tinha como aliadas as cidades de Platéia e Ática.
Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?
- Guerra do Peloponeso, é considerada por muitos o maior conflito armado da história da Grécia Antiga. Entenda o que foi e quais as consequências da disputa entre Atenas e Esparta. A Guerra do Peloponeso foi um dos maiores conflitos armados da história da Grécia Antiga.
Por que Atenas perdeu seu poder na Península?
- Com o fim da guerra, Atenas perdeu seu poder na península, e instaurou-se a hegemonia política e econômica de Esparta, que tinha o sistema voltado para o fortalecimento militar. Os oligarcas acabaram com a Confederação de Delos, entregando todo o resto da fronteira para Esparta.