O que foi a Conferência de Berlim e suas consequências?

O que foi a Conferência de Berlim e suas consequências?
A Conferência de Berlim, realizada entre 18, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. ... Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
O que foi a Conferência de Berlim quais as suas consequências para o continente africano?
As consequências da Conferência de Berlim A principal consequência, obviamente, foi a divisão do território africano entre os países integrantes. A liberdade comercial na bacia do congo e no rio Níger foi conquistada, bem assim a proibição da escravidão e do tráfico de pessoas.
Como foi dividida a África na Conferência de Berlim?
O resultado óbvio da Conferência de Berlim foi a divisão do território africano entre os participantes. ... Já a França ocupou o Norte da África, a costa ocidental e ilhas no Oceano Índico. Portugal manteve suas colônias como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, e as regiões de Angola e Moçambique.
Como foi feita a demarcação das fronteiras na África?
A definição das fronteiras africanas tem como pedra fundamental a “Conferência de Berlim sobre a África Ocidental de 1884/85”. Ela é tida como o momento da partilha do Continente, quando as potências europeias teriam rabiscado em um mapa as suas linhas divisoras.