adplus-dvertising

Qual a estrutura da concha de um molusco?

Índice

Qual a estrutura da concha de um molusco?

Qual a estrutura da concha de um molusco?

O nácar é uma substância dura e brilhante composta de camadas de conchiolina, uma escleroproteína complexa formada de queratina, colágeno e elastina secretada pelo molusco e intercalada por camadas de calcita ou aragonita, (cristais de carbonato de cálcio) proporcionando alta dureza e rigidez à concha.

Quais são os animais do grupo dos moluscos?

Mollusca Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca.

Qual o nome da estrutura responsável pela formação da concha?

O manto, por sua vez, é uma dobra de tecido que recobre a massa visceral, sendo responsável por produzir a concha naqueles moluscos que a possuem. O manto também forma a chamada cavidade do manto, que é o local onde se abrem os sistemas digestório, excretor e genital.

O que tem dentro da concha do mar fechada?

É o chamado manto – tecido parecido com a pele, envolvendo as partes vitais do animal – que secreta as substâncias formadoras das quatro camadas da concha. O principal componente é o carbonato de cálcio, extraído da água do oceano. Há também elementos orgânicos, como proteínas, produzidos pelo próprio animal.

Como a concha é formada e indique suas principais funções?

Elas são basicamente carapaças protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. Quando eles nascem, forma-se a seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a se constituir a concha definitiva, substituindo a primeira. É o chamado manto.

Como retirar o molusco de dentro da concha?

Deve-se segurar o animal pelo pé, parte mais externa do animal, e girar no mesmo sentido das voltas da concha. Após remover completamente as partes moles, utilizar um jato de água para lavar a concha internamente e remover qualquer pedaços restantes.

Qual o corpo de todos os moluscos?

  • Embora existam muitas e diferentes espécies de moluscos, o corpo de todos eles pode ser definido segundo um plano básico: cabeça, pé e massa visceral. A cabeça porta a boca, e pode ser extremamente reduzida em alguns grupos.

Como os moluscos servem para os humanos?

  • Alguns moluscos servem de alimento para os humanos, outros são pragas, alguns transmitem doenças e outros são usados para a produção de joias. Os caramujos e caracóis são representantes dos moluscos. Foto: Syomao / Shutterstock.com. Sistemática. Esse filo tem oito classes, porém são quatro as mais conhecidas.

Por que os moluscos possuem essas estruturas?

  • Os moluscos possuem um par de estruturas especializadas para a excreção, são os metanefrídios. Esses órgãos filtram as substâncias tóxicas do sangue, bem como reabsorvem aquelas que ainda podem ser aproveitadas. Como vimos, os moluscos apresentam uma grande variedade de formas e habitats.

Quais são as características gerais dos moluscos?

  • Os cefalópodes possuem cabeça bastante desenvolvida e dela partem tentáculos. → Características gerais dos moluscos. Os moluscos apresentam como característica fundamental a presença de um corpo mole não segmentado. Todos esses animais apresentam simetria bilateral, são triblásticos e celomados.

Postagens relacionadas: