Como se contamina com sangue?
Como se contamina com sangue?
Isto se dá através de relação sexual, ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe vivendo com HIV para o feto durante a gestação ou no trabalho de parto e durante a amamentação.
Qual o risco do uso de agulhas?
- Estudo mostra um risco reduzido ou ausente com o uso das técnicas descritas ou o uso de mecanismos sem agulhas, como as pistolas de ar comprimido. O tipo da agulha também é importante.
Quando a agulha já foi utilizada por outra pessoa?
- No entanto, as situações de maior risco acontecem quando a agulha já foi utilizada por outra pessoa, especialmente quando não se conhece seu histórico, já que pode haver transmissão de doenças como HIV e hepatite B ou C. Confira quais os sintomas de HIV, Hepatite B ou Hepatite C que podem surgir.
Como identificar se a agulha foi utilizada anteriormente?
- Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. Caso isso não seja possível, deve ser considerado que a agulha foi utilizada; Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.
Como evitar picada acidental com a agulha?
- Para evitar uma picada acidental com uma agulha deve-se ter alguns cuidados especiais, como: Descartar agulhas num recipiente apropriado, no caso de se precisar utilizar em casa para administrar insulina, por exemplo; Evitar tampar uma agulha que já foi utilizada.