Quando a empresa pode recusar um atestado médico?
Índice
- Quando a empresa pode recusar um atestado médico?
- Por que os médicos não dão atestado?
- Como invalidar um atestado?
- Quando a empresa pode recusar um atestado médico?
- Qual o prazo máximo para a entrega do atestado médico?
- Qual a legalidade do atestado médico?
- Quais as hipóteses sobre o atestado médico?
Quando a empresa pode recusar um atestado médico?
Caso a empresa comprove que um atestado médico apresentado é falso, o empregado pode ser dispensado por justa causa. “A empresa pode recusar um atestado - no entanto, desde que seja comprovado por uma junta médica ou pelo seu médico do trabalho conveniado que a patologia é inexistente ou não é incapacitante.
Por que os médicos não dão atestado?
O médico não pode emitir atestados para o caso de julgamento de previdência. Em casos de Perícia Médica Previdenciária, o médico responsável pelo paciente é proibido de ser o perito, pois o médico deixa de atuar com isenção e pode acabar por influenciar nos resultados do atestado médico.
Como invalidar um atestado?
Se o funcionário apresentar um atestado médico válido, a empresa somente poderá recusá-lo e, consequentemente, não abonar a falta, caso comprovar por meio de uma junta médica que o funcionário está apto para trabalhar. A recusa de um atestado só pode ser feita se ele for contrariado por essa junta médica.
Quando a empresa pode recusar um atestado médico?
- 1 Quando a empresa pode recusar um atestado médico? Se o funcionário apresentar um atestado médico válido, a empresa somente poderá recusá-lo e, consequentemente, não abonar a falta, caso comprovar por meio de uma junta médica que o funcionário está apto para trabalhar.
Qual o prazo máximo para a entrega do atestado médico?
- Mesmo a legislação trabalhista não fixando um prazo máximo para a entrega do atestado médico, entende-se que é correto fazer esta entrega em até 48 horas. Além disso, pode existir um regulamento interno da empresa sobre a entrega de atestados.
Qual a legalidade do atestado médico?
- A Consolidação das Leis Trabalhistas não trata diretamente de casos de doenças que incapacitem o funcionário de trabalhar. Entretanto, traz algumas hipóteses em que o atestado médico pode ser utilizado como forma de comprovação legal da ausência do colaborador.
Quais as hipóteses sobre o atestado médico?
- A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) traz algumas hipóteses sobre a utilização do atestado médico como forma de comprovação a ausência no trabalho.