O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?
Índice
- O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?
- O que acontece quando se furar com agulha contaminada?
- O que fazer quando fura o dedo?
- O que fazer em caso de acidente com Perfuro-cortante?
- Quais as chances de se contaminar com agulha?
- Quando a agulha já foi utilizada por outra pessoa?
- Que vírus podem ser transmitidos por uma agulha?
- Como identificar se a agulha foi utilizada anteriormente?
- Como evitar picada acidental com a agulha?
O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?
Picada de agulha: O que fazer em caso de acidente
- Lavar o local com água e sabão. ...
- Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
- Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.
O que acontece quando se furar com agulha contaminada?
Os acidentes ocasionados por picada de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde. O risco de transmissão de infecção, através de uma agulha contaminada, é de um em três para Hepatite B, um em trinta para Hepatite C e um em trezentos para HIV(3).
O que fazer quando fura o dedo?
Primeiramente deve-se limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Não se deve colocar garrote, cinto ou torniquete para diminuir o sangramento, pois isso aumenta o dano aos tecidos. Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo.
O que fazer em caso de acidente com Perfuro-cortante?
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Quais as chances de se contaminar com agulha?
A chance de contaminação é de 0,3%, no entanto, se houver tratamento preventivo que inclui a realização de exames e indicação de medicamentos [uso do coquetel], o número reduz para quase zero.
Quando a agulha já foi utilizada por outra pessoa?
- No entanto, as situações de maior risco acontecem quando a agulha já foi utilizada por outra pessoa, especialmente quando não se conhece seu histórico, já que pode haver transmissão de doenças como HIV e hepatite B ou C. Confira quais os sintomas de HIV, Hepatite B ou Hepatite C que podem surgir.
Que vírus podem ser transmitidos por uma agulha?
- Existem vários vírus que podem ser transmitidos por uma agulha, mesmo que ainda não tenha sido usada, já que pode transportar micro-organismos presentes no ar diretamente até ao interior dos vasos sanguíneos.
Como identificar se a agulha foi utilizada anteriormente?
- Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. Caso isso não seja possível, deve ser considerado que a agulha foi utilizada; Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.
Como evitar picada acidental com a agulha?
- Para evitar uma picada acidental com uma agulha deve-se ter alguns cuidados especiais, como: Descartar agulhas num recipiente apropriado, no caso de se precisar utilizar em casa para administrar insulina, por exemplo; Evitar tampar uma agulha que já foi utilizada.